summer pudding

A Helen é daqueles amigos que sabemos que está sempre presente, independentemente dos muitos Kms/milhas de distância que nos separarem. Paralelamente a este precioso facto, a minha amiga tem por hábito mimar-me. No meu aniversário a Helen resolveu oferecer-me, entre outros presentes, um livro de cozinha.


O lanchinho surpresa da minha mãe, a quem a Helen se refere como "a minha mãe portuguesa", aconteceu dez dias depois do meu aniversário. Este acontecimento pareceu-me o ideal para iniciar  "A Taste of England" e dali escolher um "summer pudding". E, assim, encurtar distâncias (bem sei que a Helen não é inglesa, mas esta escolha manteve-se acertada - até porque prevaleceu o summer, no coração, apesar de estarmos o winter time!)

O pudim não ficou exactamente igual ao que vêm na segunda fotografia do rodapé da capa do livro, porque eu não tinha nenhuma tigela que fosse cumulativamente funda e estreita. No entanto, este pudding foi do agrado de todos nós, posso até dizer que fez fãs.



Summer pudding

ingredientes
  • +/- 8 fatias de pão de forma sem codega
  • 7 chávenas de frutos silvestres (utilizei uma embalagem de congelados)
  • 50g de açúcar amarelo
  • 1 iogurt, natas para acompanhar (servi com iogurte grego)
Preparação
  1. Escolher um recipiente em forma de tigela (convém ser mais fundo e estreito do que aquele que utilizei) e forrá-lo com película aderente,
  2. Colocar, por cima da película,  as fatias de pão de forma a forrar a tigela
  3. colocar os frutos com o açúcar  numa caçarola (não adicionar água). Deixar cozinhar em lume brando, durante 4 a 5 minutos, até o sumo começar a libertar-se e ficar com alguma textura. Deixar arrefecer.
  4. Com a ajuda de uma colher,colocar os frutos dentro da tigela, forrada de pão, (deixar seguir também o molho de modo a que este possa ser absorvido pelo pão).
  5. reservar um pouco de frutos, para enfeitar depois de desenformar.
  6. cobrir/tapar o topo do recipiente com o restante pão 
  7. Escolher um prato para colocar em cima, de diâmetro inferior ao da tigela, e colocar um peso  em cima e levar ao frigorífico (uma noite inteira - mais ou menos 8 horas)
  8. Para servir, voltar a tigela para cima de um prato e desenformar
  9. Colocar  os frutos que reservámos, por cima, e servir com natas ou iogurte (grego)

Um desafio em forma de tarte - Tarte Tatin

Todos os pratos têm uma história à sua volta. Esta tarte, a de Tatinnão é exceção.
Quando foi criado o grupo “Dorie às sextas “, no Facebook, achei a ideia muito interessante e aderi de imediato. Por este ou aquele motivo, o tempo não me permitiu participar até este momento.
Não tenho o livrocondição não obrigatória, mas aconselhada, por isso, recorri à receita que normalmente nos é facultada. Este desafio eu não queria perder!
Quando li a tradução da receita da Tarte de Tatin, não estava a visualizar a técnica, por isso, recorri ao visionamento de um  vídeoe a partir daí segui a receita,  em linhas gerais.
O resultado foi tão bom, e eu fiquei  tão feliz, que publiquei logo a fotografia no primeiro dia do desafio. Só que há regras que têm de ser cumpridas: só se pode publicar os nossos resultados na data que é referenciadaL L  (e eu que nunca leio manual de instruções L L, valeu-me o warning da Moira e as desculpas da Marianauma das gestoras deste projeto. 

Tarte Tatin
Ingredientes:

  • 1 embalagem de massa folhada fresca
  • 6 maçãs médias (ou 8 pequenas)doces mas firmes  ( a minha frigideira tem 20cm de diametro e eu utilizei  4  Granny Smith, a minha frigideira tem 20cm de diâmetro) 
  • 110g de manteiga
  •  ¾ chávena de açúcar 

Preparação


Pré-aquecer o forno a 190ºC. Numa frigideira grande, que possa ir ao forno, derreter a manteiga. Inclinar a frigideira ligeiramente  para que as laterais da frigideira sejam untadas com a manteiga derretida (até metade da altura, mais ou menos). Retirar do fogo e polvilhar com o açúcar (tentando formar uma camada relativamente homogénea). Dispor as maçãs, descascadas, descaroçadas e cortadas em quartos, com o lado redondo voltado para baixo, formando círculos concêntricos. Com pedaços mais pequenos de maçã, tapar eventuais brechas nos círculos – as maçãs vão encolher com a cozedura, por isso é importante que elas fiquem bem aconchegadas na frigideira. 


Levar novamente ao fogão, em lume médio, até que o açúcar caramelize. Este processo vai demorar entre 10 a 15 minutos e convém ser constantemente vigiado – a caramelização pode ocorrer de um momento para o outro. Pode ser preciso ajustar o fogo para que não queime demasiado. O caramelo vai borbulhar em volta das maçãs e por aí se conseguirá ver a cor que está a tomar. Quando estiver da cor do caramelo, aquele dourado escuro, retire do fogo.

Centre o disco de massa folhada sobre as maçãs na frigideira e aconchegue as laterais – pode ficar com uma camada dupla de massa na borda da tarte – o que saberá ainda melhor quando a massa caramelizar ligeiramente. Leve ao forno durante 30-40 minutos ou até a massa folhada ter inchado e se apresentar dourada.

Coloque um prato mais largo que a frigideira sobre esta e num movimento rápido, vire a tarte para o prato. 

Pode ter de rearranjar as maçãs sobre a base, uma vez que elas tendem a escorregar neste processo. Espalhe todo o caramelo que ficar na frigideira sobre a tarte e deixe arrefecer pelo menos 10 minutos antes de servir.






Coelho com Mostarda e Compota de Frutos silvestres para McMurphy

Após um dia de trabalho, e já muito perto de casa, o alerta soou na minha cabeça:
- Meu Deus, já é dia 15, o que é que vou preparar para o jantar?!
Tinha pensado não ter ninguém lá em casa, ando num corre, corre, alucinante e sem qualquer espaço mental. Mas, cruzei-me com McMurphy e o seu ar descontraído, a sua vontade de ajudar o outro, a sua determinação, o seu espírito de aventura, a sua  inteligência e, porque não dizê-lo, o seu ar sedutor,  levou-me a apagar  as suas raízes criminosas e o convite surgiu espontaneamente. Com ele, senti que não tinha de fazer grandes cerimónias, mas sem dúvida que queria um jantar agradável.  Afinal já não nos víamos desde os anos 70!
Para entrada, optei por laranja com presunto e azeite . E, sabendo que ele não passa sem uma sopinha, fiquei em pânico, não tinha tempo para ir ao supermercado, então, abri o frigorifico e a sopa  saiu maravilhosa. Para grandes emergências tenho sempre em casa os ingredientes necessários para fazer uma deliciosa mousse , portanto, só tinha de me concentrar no prato principal, já que ele me disse de imediato que traria o vinho. 
O coelho que tinha visto na Moura era a receita base ideal. Tanto mais que tinha dois ingredientes que lhe daria um ar gourmet: o vinho que adquiri na  Enoteca de Bucelas e a Moutarde verte aux feuilles d’estragon au vinagre  que a Mafalda e a Patrícia me trouxeram da Suiça.
 
Não preciso de vos dizer que a conversa fluiu. Falámos de tudo e de nada. Mas sobretudo, falámos do limbo que é a saúde mental, interrogámo-nos sobre quem deveria estar lá dentro e de quem, estando lá dentro, deveria estar cá fora. Falámos dos preconceitos que se geram à volta das pessoas que têm as doenças mentais e que, medicamente controladas, evitam falar ou se escondem. Falámos dos que, não sendo loucos, por alguma circunstância, são apanhados no remoinho.
Sobretudo, falámos da enorme importância dos familiares e amigos, da importância do seu apoio incondicional e sem preconceitos. Ele, à semelhança de muitos outros, por não ter conseguido sair de lá, sente-se grato para com a amiga que encontrou  e a quem deu boleia e, sobretudo, pelo seu amigo  índio.
Eu estou grata a Deus, por este jantar e, não podendo concordar com o que o chefe Bromden fez, tenho de concluir que o entendo.

Coelho com mostarda e compota de frutos silvestres


Ingredientes:
·     2 pernas de coelho (confesso que só tinha em casa lombinhos)
·     2 dentes de alho
·     2 dl de vinho da madeira (utilizei um selecção de vinhos gourmet do Chef Michael)
·     sal e pimenta q.b.
·     2 colheres de sopa de farinha
·     1 colher de sopa de margarina
·     1 colher de sopa de azeite
·     2 colheres de sobremesa de mostarda
·     2 colheres de sopa de compota de framboesa
·     1 colher de sopa de salsa picada
Preparação:
Tempere o coelho com o sal, a pimenta, o alho, o vinho e deixe marinar por um bom par de horas.
Escorra bem o coelho e passe-o por farinha, aqueça o azeite e a margarina e aloure o coelho dos dois lados.
Junte então a marinada, descartando o alho, adicione a mostarda e deixe cozinhar em lume brando, se necessário junte um pouco de água, para que o molho nunca seque demasiado. No final retire o coelho, e junte a compota de frutos silvestres, mexa com uma colher, deixe fervilhar um pouco, junte de novo o coelho, polvilhe com salsa picada (também naõa tinha salsa!) e apague o lume.
Sirva com esparregado de nabiças e arroz de manteiga.

Nota: A Moura utilizou compota de framboesa

Frango com abóbora e cenoura

A Helena  sugeriu à Ana e eu não resisti experimentei... experimentei... e vou continuar a experimentar!
Agora chegou a vez de vos sugerir que não percam esta receita simples e muito saborosa.
Por vezes, aproveito o molho que sobra para fazer um arroz para acompanhar um outro prato, ou então acrescento o liquido suficiente para incorporar o frango no arroz 



Aqui fica a receita do Sabores de Canela

Ingredientes para 4 a 6 pessoas
1 frango partido
2 cenouras
1 cebola
2 dentes de alho
4 cubos de abóbora com 5 cm de lado (3 dedos)
2 tomates maduros grandes
azeite
sal
pimenta moída
oregãos


Preparação

Leve um tacho grande ao lume e faça um refogado com todos os legumes, excepto o tomate cortados grosseiramente. Quando estiverem macios, junte o tomate em pedaços, tape e deixe cozer por mais 5 minutos. Junte o frango em pedaços, os temperos, tape e deixe cozer 20 a 30 minutos até a carne ficar pronta.
Se optar por acrescentar arroz, verifique se o caldo é suficiente, rectifique os temperos e coza por 10 minutos.

As 92 primaveras merecem um bolo carinhoso - Pão de ló com creme tiramisú

Mais uma vez o Sabores com  Contrate foi a minha fonte de inspiração para o bolo da mãe, fiz algumas modificações mas foi um autêntico sucesso. Aqui fica a receita original com os comentários à frente:

foto de Mafalda Correia

Ingredientes:

bolo:
8 ovos
8 c. sopa farinha
10 c. sopa açúcar
1 c. chá fermento

creme:
250g queijo mascarpone
1 pacote natas frescas
100g açúcar
4 c. sopa licor de café (usei Baileys)
1 chávena descafeinado com açúcar q.b. (usei da Nespresso)
1 pacote palitos de champanhe (usei palitos de bolacha com cobertura de chocolate)

Preparação:
Fazer o bolo, separando as claras das gemas.
Bater as claras em castelo e reservar.
Bater as gemas com o açúcar até ficar um creme esbranquiçado.
Juntar ao preparado, alternadamente, a farinha e o fermento polvilhados e as claras em castelo.
Levar ao forno a 180ºC durante 30 minutos ou até colocar o palito e este sair seco.
Deixa o bolo arrefecer e cortar em 3 camadas. Reservar.
Bater o queijo com o açúcar.
Bater as natas com 2 c. sopa licor.
Juntar as natas ao queijo, envolvendo-os.
Fazer o descafeinado, juntando o restante licor, e pincelar as camadas do bolo.
Rechear e cobrir com o recheio de queijo e natas.
Com cada palito de champanhe, banhar um dos lados no descafeinado e colocar à volta do bolo.
Polvilhar com chocolate, se desejar. (polvilhei com chocolate em pó)

Pudim de laranja

Não poderia faltar ao sexto aniversário dos Cinco Quartos de Laranja, um pudim e um poema foram estas as minhas escolhas

/˚ •* ˚ ˚˚ ˛* ˛° * ° ˚ • *˚ .


O tempo
A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são seis horas!
Quando de vê, já é sexta-feira!
Quando se vê, já é natal...
Quando se vê, já terminou o ano...
Quando se vê perdemos o amor da nossa vida.
Quando se vê passaram 50 anos!
Agora é tarde demais para ser reprovado...
Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas...
Seguraria o amor que está a minha frente e diria que eu o amo...
E tem mais: não deixe de fazer algo de que gosta devido à falta de tempo.
Não deixe de ter pessoas ao seu lado por puro medo de ser feliz.
A única falta que terá será a desse tempo que, infelizmente, nunca mais voltará.
Pudim de laranja
ingredientes:
  • 200g + 160g de açúcar;
  • 5 dl de sumo de laranja natural:
  • 8 ovos

Preparação:
  1. Leve uma frigideira antiaderente ao lume com as 160g de açúcar até obter um caramelo que caramelize a forma
  2. Esprema as laranjas e coe o sumo, num passador de rede.
  3. Deite num recipiente o sumo da laranja com o restante açúcar, 200g,  leve ao lume durante 5min
  4. Numa tigela bata os ovos e junte a mistura anterior,mexendo sempre.
  5. Colocar numa forma de ir ao forno em banho maria (não se esqueça de utilizar a técnica do palito para verificar se está cozido - estará em +/- 40min)
fonte:Teleculinária Gold
          Agosto de 2011

Sopa de feijão branco com aipo


A receita desta sopa apareceu-me quando folheava o “gourmets  amadores, não a segui literalmente e  optei por colocar a rodela de chouriço, como dizem estar na Donna Hay  Magazine,  issue 33, p 1044.

Ingredientes:
·         1 caneca de feijão branco seco;
·         1 talo de aipo
·         1 cebola média
·         2 dentes de alho
·         qb sal
·         qb água
·         qb azeite
·         qb chouriço de carne

 preparação
1.       colocar o feijão branco  de molho de um dia para o outro
2.       numa panela colocar o talo de aipo fatiado, com a cebola e o alho picados e azeite. Deixar  a alourar até os ingredientes ficarem translucidos
3.       colocar  água suficiente para cozer o feijão, que entretanto se junta ao ingredientes que já estavam na panela
4.       juntar sal
5.       Depois de cozido desfazer tudo com a varinha mágica e, se necessário, passar por um passador para retirar algumas partículas de cascas de feijão
6.       Servir com uma rodela de chouriço, depois de acrescentar um pouco mais de azeite e de corrigir o sal

um guisado de choco e salsicha para um dia frio e sem tempo

Sem grande tempo para cozinhar fiz uma espécie de guisado, como diz a minha mãe, que ficou uma delicia. Ao fundo, na televisão, ouvia-se alusões ao Parque Mayer, a Mariema... ...



Guisado de choco e salsicha



ingredientes
  • 1 choco médio
  • 3 salsichas frescas
  • 1 cebola média
  • 3 dentes de alho
  • 1 tomate médio
  • 2 a 3 batatas médias
  • azeite
  • sal
  • água
  • 1/2 ramo de coentros
Preparação
  1. Picar o alho e a cebola, miudinhos.
  2. Juntar o tomate cortado em pequenos pedaços
  3. Juntar o choco, cortado em pequenos pedaços
  4. colocar o azeite necessário para levar ao lume e deixar cozinhar até os sucos ficarem reduzidos
  5. Acrescentar  água suficiente e previamente aquecida, para poder cozinhar as batatas (pode sempre acrescentar caso não seja suficiente). Juntar sal e deixar que inicie a fervura
  6. Colocar as batatas previamente descascadas e cortadas em quartos 
  7. A meio da cozedura das batatas colocar as salsichas cortadas em pedaços
  8. Por último juntar coentros picados
  9. Saborear quentinho e, se assim entender, acompanhar com uma salada simples.
Nota: Este prato foi testado numa outra cozinha 

Bolo de milho para o meu tio

aqui falei o que o meu tio gosta de alimentos com  farinha de milho por isso não é de admirar que este bolo tenha sido para ele J

ingredientes:
  • 250g de farinha de milho
  • 150g de açúcar
  • 4 ovos
  • 4 dl de leite
  • 1 dl de óleo
  • 100g de coco ralado
  • 1 colher se sopa de fermento em pó
Preparação
  1. unte uma forma e polvilhe com farinha;
  2. Numa tigela misturar a farinha com o fermento. De seguida, coloque no copo liquidificador o açúcar, os ovos. o açúcar, os ovos, o óleo e o coco.
  3. Bata bem e depois misture a farinha, mexendo sempre até ficar uma massa liquida
  4. Coloque este preparado na forma e leve a cozer a 180º, durante 40 min.
  5. Deixe arrefecer um pouco e decore (eu optei por colocar açúcar em pó)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...