pão com pimentos, azeitonas e....

Enquanto coabitámos, no mesmo "quadradinho" a que um open space da área de trabalho nos obriga, sempre ouvi a Olívia comentar, com uma certa salivação e os olhos muito brilhantes, sobre todos os petiscos que tinha oportunidade de saborear com os amigos e... falava sempre no pãozinho....
Por este motivo, não poderia deixar passar a ocasião e no almoço, que preparámos com gosto para esta colega que vai iniciar as suas férias, sem retorno ao quadradinho do open space, tinha de haver um pãozinho diferente.
Resolvi pesquisar e encontrei aqui a minha fonte de inspiração. No entanto, estava com um problema... àquela hora da noite não tinha alguma da matéria prima necessária L.... não tinha a farinha mencionada... nem o chouriço, que a Olívia tanto gosta.... 

Desistir nem pensar....
Eis aqui a receita adaptada:

ingredientes:
  • 500g de farinha de sementes;
  • 200ml de água morna;
  • 2 ovos;
  • 1 colher de chá de mel;
  • 1 colher de sopa de azeite
  • +/- 50g toucinho "entalado" em sal;
  • 1 pimento verde, pequeno, picado;
  • 1 pimento vermelho, pequeno, picado;
  • azeitonas galegas;
  • 1 colher de sopa de orégãos
  • 1 colher de chá de fermento para pão
Preparação:

Adicione na cuba da máquina a água, ovos, mel e a farinha com o fermento.
Programar para um pão de 750g, no programa básico, cor escura e ligue a máquina.
Quando ouvir o sinal sonoro, adicione o toucinho cortado aos cubinhos, os pimentos picados, as azeitonas, também picadas, e os oregãos.
Deixe prosseguir o programa...e vá sentindo o cheirinho...até poder saborear com os colegas ou com os amigos...

Bolo de Agrião ou bolo admiração?

Desde que descobri esta receita, através de uma prima minha, tem sido muito engraçado ver o ar das pessoas enquanto contemplam este bolo e tentam adivinhar de que é feito...
Hoje a Olívia estava no seu último de de trabalho e ia começar umas férias a que só a "idade de ouro" tem direito. Todos sabemos que ela não gosta de despedidas mas decidimos, em segredo, preparar-lhe uma surpresa!
E...para surpreender, resolvi levar, para o nosso almoço comunitário, bombons de farinheira e requeijão, um pão de pimento e azeitonas e, claro está, este bolinho

aqui fica o "segredo":

ingredientes:
  • 100g de folhas de agrião;
  • 1,5dl de óleo;
  • 4 ovos;
  • 2 chávenas de açúcar;
  • 2 chávenas de farinha;
  • 1 colher de chá de fermento

Preparação:
Lava-se as folhas de agrião e deixa-se escorrer muito bem. Juntar, às folhas de agrião as gemas de ovos e o óleo. Com uma varinha mágica, se não tiver liquidificador,  tritura-se tudo muito bem.
Muda-se o preparado para a tigela de bater os bolos e adiciona-se, primeiramente, o açúcar, mexendo sempre muito bem, depois a farinha e o fermento e por último as claras em castelo bem firme.
Levar ao forno numa forma untada de margarina e polvilhada com farinha.
Com a "técnica do palito" testar quando está cozido.
Depois é só aguardar as reacções, enquanto se saboreia este bolo bem simpático
J
No caso do almoço surpresa da Olivia, optei por uma forma rectangular e cortei as quadrados e julgo que fez as delícias de todos os presentes, por isso a pedido de muitos aqui está a receita e......um link especial para os meus colegas, mas não só! J

coelho com água pé


O aroma que invadiu, primeiro a cozinha e depois outras divisões da casa levou-me até à minha infância. Aquele cheirinho a coelho que estava a preparar para o almoço não era o do coelho de supermercado, mas sim o do coelho do campo criado com o resto das hortaliças da horta..... que cheirinho....

ingredientes:
1 coelho aos pedaços
1 cebola grande
qb salsa
qb sal
2 copos de água pé
qb colorau
qb banha
1folha de louro
2 dentes de alho

Como fazer:
Deixa-se o coelho a marinar de um dia para o outro, com a cebola picada, a água pé, o sal, a salsa picada, o louro e os alhos picados.
No outro dia pela manhã liga-se o fogão, no mínimo dos mínimos, adiciona-se uma colher e meia de banha e deixa-se a tampa entreaberta enquanto vai lentamente cozinhado.
O aroma que invade a casa prepara o palato para saborear este coelho com ar saloio!

Arroz Doce

Como posso inovar se sou uma verdadeira desgraça em decorações culinárias?! JJ
Mas, não desisto à primeira! 
E, eis aqui a substituição dos tradicionais losângulos de canela J
A receita deste arroz "muito peculiar", como definiu uma amiga italiana quando lho ofereci, com um sorriso hospitaleiro, este nosso doce tradicional, é a sguinte:

ingredientes
  • 1 litro de leite (utilizei meio gordo);
  • 1 chávena de arroz carolino;
  • 3 gemas de ovos;
  • 1 chávena de açúcar (não enchi totalmente);
  • casca de limão (eu gosto do sabor do limão, coloquei três cascas de um limão)
  • qb sal
  • qb canela
como se faz:
  1. Leva-se o leite a ferver com as cascas de limão.
  2. lava-se o arroz e deixa-se escorrer muito bem;
  3. junta-se o arroz ao leite e adiciona-se uma pitada de sal
  4. quando o arroz está quase cozido junta-se o açúcar
  5. coloca-se uma colher do arroz na tigela onde estão os ovos, envolvendo rapidamente estes dois ingredientes
  6. Junta a porção da mistura feita em 5, ao tacho, que continuou ao lume com todos os outros ingredientes
  7. Depois do arroz cozido coloca-se numa travessa ou prato e decora-se com canela

Colherzinhas de chocolate

Nesta Páscoa  a D. Deolinda ofereceu-me umas colherinhas de chocolate. E eu, que não coloco açúcar nem adoçante no café, deliciei-me a ver a colher desaparecer dentro do "Nespresso"...



Torta de Alfarroba com Mel

Mãos à obra numa nova experiência! Aliás...duas novas experiências: a de fazer uma torta e a de testar farinha de alfarroba.
E, quando estava a juntar os últimos ingrediente tive de pegar no telemóvel e ligar à Carla, que me tinha lançado o desafio dando-me a receita desta tarte: "Tens a certeza que não te esqueceste de nenhum ingrediente??!! Está  completamente liquido!!". No entanto ela tranquilizou-me: "É mesmo assim, só depois é que ganha consistência J".

ingredientes:
6 ovos
250g açúcar
2 colheres de sopa de farinha de alfarroba
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 1/2 colher de sopa de margarina derretida
1 1/2 colher de sopa de mel
2 copos de leite (adicionei um)

modo de preparação:
Bate-se o açúcar com os ovos inteiros (bater com uma colher de pau).
Juntar a margarina derretida, a farinha de alfarroba, a de trigo, o mel e, por último, o leite.
Misturar tudo de forma a que fique homogénea, sem granulos.
Vai a cozer num tabuleiro forrad com papel vegetal.
Deixar arrefecer um pouco antes de enrolar.

o resultado foi animador
Obrigada, CarlaJ

Bolo de iogurte com limão e sementes de papoila

Não foi  primeira vez que fiz este delicioso bolo. Desde que a Laranjinha me sugeriu o Bolo de iogurte com limão e sementes de papoila não só o fiz cá para casa como o ofereci, para delicia de vários amigos.
Nesta Páscoa, numa das ofertas, até optei por uma forma rectangular e, cortado aos quadradinhos, este bolo foi "as amêndoas diferentes".

Ingredientes:
1 iogurte natural
6 ovos
3 copos de iogurte de açúcar
3 copos de iogurte de farinha
1 copo de iogurte mal cheio de óleo
2 colheres de chá de fermento em pó
Raspa de limão
3 colheres de sopa de sementes de papoila

Preparação:
1. Bater as gemas com 2 copos de açúcar.
2. Adicionar o iogurte, o óleo e a raspa de limão.
3. Bater as claras em castelo bem firme e juntar 1 copo de iogurte de açúcar.
4. Adicionar as claras ao preparado anterior, alternadamente com a farinha e o fermento em pó.
5. Por fim, juntar as sementes de papoila ao preparado.
6. Levar ao forno em forma untada com margarina e polvilhada com farinha.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...