Creme de abóbora com agrião


A minha mãe, que já tem uma idade de nos fazer sorrir com ternura, já não consegue comer sopas a não ser muito passadinhas. Este creme de abóbora com agrião foi feito a pensar nela.
Só uma pequena nota: não me perguntei quantidades exactas, porque corro o rico de errar...

ingredientes:
  • abóbora
  • 3 batatas
  • 1 cebola grande
  • 3 dentes de alho;
  • 1 molho de agriões
  • qb sal
  • qb água (a suficiente para cobrir os legumes)
  • qb azeite

Preparação
  1. Colocar a cozer, com sal, todos os ingredientes, com excepção dos agriões
  2. enquanto aguardamos que coza, separar as folhas do molho de agriões, lavar e colocar no 123 , para reduzi-los a pedacinhos;
  3. Quando tudo estiver cozido (ponto 1) triturar no liquidificador (ou com a varinha mágica).
  4. Juntar, ao preparado, os agriões triturados e o azeite
  5. Levantar fervura, apagar o lume e servir
Esta sopa ficou muito boa

Bacalhau com alheira, gratinado

Assim que vi a receita que saiu este mês na Teleculinária, decidi  que  iria passá-la do papel para a mesa...
bacalhau cozido já tinha só que, até aqui, estava hesitante quanto ao destino a dar-lhe...


Ingredientes:
500g de bacalhau cozido (tirar a pele e espinha):
500g de batata cozida
2 alheiras
2 cebolas;
3 dentes de alho;
2 embalagens de molho béchamel
1,5 dl de azeite
q.b. de pão ralado
1 ramos de salda
Sal e pimenta (qb)

Preparação:
  1. Descasque as cebolas,  corte-as em meia lua;
  2. Junte o alho picado.
  3. Leve ao lume, com o azeite, e vai mexendo até a cebola ficar translúcida
  4. Retire a pele às batatas e reserve, após as ter cortado em meia-lua;
  5. Junte o bacalhau ao preparado da cebola e alho;
  6. Retire a pele às alheiras e junte ao preparado, Misture até a alheira estar desfeita
  7. Junte as batatas e envolva com cuidado
  8. Junte um pacote de molho béchamel
  9. Deixe cozinhar em lume brando
  10. Adicionar salsa picada muito miudinho
  11. Colocar o preparado num tabuleiro de ir ao forno
  12. Cobrir com o restante bechamel e polvilhar com pão ralado

Compota de abóbora, no microondas. Qual é a original?!

Receita extraída da pág 25 da Teleculinária do Out 2011
(claro que a que foi feita por mim tem um fiozito de abóbora, eu não sou profissional!
 a outra é de papel... o da própria revista!)

Por norma o microndas cá de casa serve apenas para aquecer um pouco de café, e pouco mais. 
Mas, confesso que, esta receita levou-me à aventura

Ingredientes:
  • 1kg de abóbora limpa;
  • 1 pau de canela;
  • 2 cravinhos
  • 500 g açúcar
  • Sumo de um limão
Preparação:

  1. Cortar a abóbora em pedaços e colocar num recipiente de microndas;
  2. Juntar um pau de canela, os cravinhos, o sumo de limão e o açúcar,
  3. Misturar, tapar;
  4. ligar o microndas na potencia máxima durante 25min (a potência do meu é 750w, não sei se são todos iguais, coloquei mais 10 min do que o previsto, i.e.: 35min)
  5. Mexer umas duas vezes, durante a cozedura;
  6. Retirar do microndas e deixar arrefecer tapado.

Bolo de abóbora

A mãe da Luísa voltou a presentear-me, desta vez com uma abóbora!
Separei uma parte para sopas, fiz algumas compotas, irei postarei a receita em breve, e há ainda um pedacinho, da abóbora para fazer novas experiências.
No Sabores de Canela vi uma receita convidativa, mas não eu não tenho robot de cozinha...

Fiz esta receita da seguinte forma:


ingredientes
  • 350g de abóbora
  • 2 chávenas de açúcar (acho que para a próxima coloco um pedacinho menos);
  • 2 chávenas de farinha;
  • 1 colher de chá de fermento em pó;
  • 1 colher de sopa de canela;
  • 4 ovos;
  • 1 chávena de óleo (fiz 3/4 de chávena)
Preparação:

  1. Separei a gema das claras
  2. misturei, muito bem, as gemas com o açúcar;
  3. Triturei a abóbora, crua, no 1 2 3 (até ficar em puré;
  4. Juntei a abóbora à mistura referida em 2;
  5. Adicionei a farinha, fermento e canela e misturei muito bem;
  6. Depois adicionei o óleo
  7. Bati as claras em castelo bem firme e incorporei na mistura
  8. Levei ao forno, numa forma redonda de 25cm de diâmetro e
O bolo ficou muito, muito fofo e enorme, para um bolo de 4 ovos (sem dúvida que irei repetir) 

Sopa com o que há cá


Sobrou um pouco de couve portuguesa, que não se podia estragar. Então, com o que havia no frigorifico... saíu esta delicia

ingredientes:
1 olhinho de couve portuguesa;
1 alhito francês
1 cebolinha
2 batatinhas
1 cenoura
1 pedacinho de abóbera
1/2 courgette pequena
sal
água
azeite

Preparação:

Colocar os todos os legumes na panela, depois de lavados e cortados, e cobrir com água.
Adionar sal
Deixar cozer. Colocar no liquidificador para obter o puré.
Por último juntar azeite.

Pão de sementes de papoila, laranja e figos secos

Bake Bread for World Bread Day 2011Assisti, deliciada, à entrevista da Fátima Campos Ferreira a António Lobo Antunes, na RTP1.

António Lobo Antunes, dizia, perguntando, perguntando-se:

"Eu tenho muito orgulho em ser português...custa-me horrores ver as lojas vazias... a venda do pão desceu 30 ou 40%, isto é admissível?!... Quem foram os malandros que provocaram isto ao meu país?
.....
mais tarde, aquele escritor, referia, num outro enquadramento que coloco também neste:

"Eu não tenho respostas, só tenho perguntas"
....


Foi na Padaria da Ana que fui desafiada, confesso.

Achei tão interessante esta ideia que aqui estou com uma ténue participação, neste dia que é cumulativamente o Dia Mundial da Alimentação e o Dia do Pão, segundo se refere no desafio que li.
Antes de partilhar convosco a minha receita quero reforçar o que a Ana  disse no seu blog e que, no meu ponto de vista, não podemos nem devemos esquecer: "fazemos o pão e agradecemos o facto de termos em nossas casas comida suficiente".
A receita que aqui vou partilhar está no livro "Pão" de Joanna Farrow. Não utilizei a farinha que ali refere, porque não tinha em casa, logo os resultados não são iguais. No entanto, a que utilizei gerou um resultado muito apreciado por um bom número de pessoas que o saboreou ao café.


a receita original é esta:

ingredientes:
  • 4 colheres de sopa sementes de papoila;
  • 2 laranjas;
  • 1 ovo batido;
  • 50g de manteiga sem sal, amolecida;
  • 425g de farinha de trigo T65;
  • 4 colheres de sopa de açúcar mascavado claro;
  • 1 1/4 colher de chá de fermento biólogico seco;
  • 200g de figos secos (sem pés), cortados ao meio;
  • 50g de laranja cristalizada picada (não coloquei);
  • leite para pincelar (não pincelei)
Preparação:
  1. Torre ligeiramente as sementes de papoila numa frigideira seca. Raspe a casca e esprema o sumo de duas laranjas. Acrescente água ao sumo até prefazer 225ml;
  2. Tire a cuba da máquina, encaixe a pá misturadora. Coloque os ingredientes na tuba com excepção dos figos e da laranja cristalizada, segundo a ordem indicada.
  3. Encaixe a cuba na máquina e feche a tampa. Programe para um pão de 750g e escolha o programa "Normal". Escolha a cor da codega que prefere. Junte os figos e a laranja cristalizada qdo ouvir o primeiro sinal sonoro.
  4. Antes de começar o programa de cozedura, pincele a superficie da massa com leite e polvilhe com um pouco mais de sementes de papoila (não coloquei). Feche a tampa suavemte.
  5. Quando o programa acabar, tire a cuba da máquina e vire-a para saltar o pão. Ponha-o sobre uma rede e srva (pode barrar com manteiga ou comer simples)


Ananás e Hortelã


Tenho de confessar que estou sem palavras, acabo de ouvir as medidas do Orçamento de Estado...
Sim, era esperado... mas preciso urgentemente de algo que me refresque, neste Verão de Outono...
Lembrei-me que tenho um pouco de ananás no frigorifico... a receita que vi no blog da Ginja , parece-me excelente... é simples, é fresca e tem verde... verde de esperança.... tem tudo aquilo que ansiosamente preciso, neste momento em que tenho de fazer uma pausa para respirar... respirar fundo...e olhar em frente.

ingredientes:
  • ananás;
  • hortelã;
  • q.b de açúcar

Preparação:

Fatiar o ananás, o mais fininho possível e reservar;
No almofariz colocar açúcar e folhas de hortelã, triturar
Colocar o preparado, do ananás com a hortelã por cima do ananás e servir


Tenho a cabeça à voltas. Mas, enquanto saboreio esta sobremesa, uma firme convicção surge na minha mente: os tempos são realmente muito difíceis, mas temos de ter fé. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...