Quiche de morcela, maçã e courgette

"Ao menos uma vez por dia deve-se ouvir uma pequena canção, ler um poema bem escrito, olhar para um belo quadro e, se possível, dizer algumas palavras sensatas e compreensivas."


Quiche de morcela, maçã e courgette

ingredientes:
  • 1 rolo de massa folhada (de compra);
  • 2 maçãs;
  • 1 courgette;
  • 1 morcela;
  • 5 ovos;
  • 2 dl de leite;
  • 1 dl de azeite;
  • sal;
  • pimenta;
Preparação
  1. Descascar as maçãs, lavar as courgettes e ralar tudo com o ralador da cenoura na parte mais grossa.
  2. Leve tudo ao lume num tacho com o azeite, deixe aquecer, junte a courgette e a maçã e deixe cozinhar até que todo o liquido, que se vai gerar, se evapore;
  3. retire a ple à morcela, corte-a  em pedacinhos, junte-os ao tacho, mexa e deixe cozinhar até a morcela ficar desfeita. Retire do lume e deixe arrefecer.
  4. Ligue o forno a 180ºC, forre a tarteira com a massa e pique-a com um garfo.
  5. coloque o preparado do tacho em cima da massa folhada.
  6. Numa tigela, bata os ovos com o leite, tempere com  sal e pimenta  e deite por cima do preparado que está já na tarteira.
  7. Leve ao forno durante 40 min, retire e sirva morna e decorada a gosto
Fonte de inspiração, desta receita: teleCulinária de 24 de Outubro de 2011

as aromáticas e o Mel

Morando num apartamento gostaria de ter as minhas aromáticas à disposição e, sempre que fosse necessário, colheria a que mais me apetecesse para adicionar a este ou aquele prato. No entanto, eu não sou a única  a gostar de colher aromáticas lá por casa, por isso tenho de optar por as adquirir e mantê-las no frigorifico... quando começo a a ver o amarelo a chegar confesso que o meu coração fica triste!
A opção que li no livro "Conservas, doces e compotas"" pareceu-me excelente e, desta vez utilizei no manjericão mas poderá ser feito com outras.,



Ingredientes:
  • Manjericão;
  • água;
Preparação

  1. Separa as folhas do caule, colocar no 1 2 3;
  2. Preencher as  cuvetes com manjericão e acrescentar água.
  3. Colocar no frigorífico e depois de congelado colocar os cubos em saquinhos (durará, sensivelmente seis meses).

P.S.: Aproveito a oportunidade para partilhar convosco um livro que estou a gostar imenso "ervas aromáticas e especiarias" de Jill Norman. Neste livro pode-se ler, entre muitas outras coisas, as utilizações culinárias que, no caso do manjericão, passa, por exemplo,  pelo peixe, vitela,  marisco e carneiro.

***.***.***.***.
No Facebook está aqui

Brownie de chocolate e beterraba para comemorar

Quando os que amamos vencem o nosso coração pula de alegria e só se tem vontade de comemorar!


Estou a pensar naquele bolinho que tanto espanto causou num dos nossos lanches (primeiro estranhou-se depois... foi alvo de "aprovação plena"!!)

Brownie de chocolate e beterraba




Ingredientes:

250 g de chocolate em barra 70% cacao
250 g de manteiga sem sal
250 g de açúcar em pó
3 ovos
150 g de farinha com fermento
250 g de beterraba cozida e ralada sem a casca
 
Preparação:

1. Aquecer o forno a 180ºC.

2. Forrar uma forma rectangular com papel vegetal.

3. Partir o chocolate em pedaços. Misturá-lo com a manteiga e levar ao forno. Quando começar a derreter, misturar bem e voltar ao forno até derreter. Depois de derretido deixar arrefecer um pouco.

4. Bater os ovos com o açúcar, até ficar uma pasta cremosa. Adicionar o chocolate derretido com a manteiga.

5. Juntar com cuidado a farinha com a beterraba, escorrida.

6. Colocar a massa na forma e colocar no forno por 20 minutos.

Nota: descobri a receita deste bolo está aqui

Um pouco de poesia e um Pudim de Microondas


Surge Janeiro frio e pardacento,
Descem da serra os lobos ao povoado;
Assentam-se os fantoches em São Bento
E o Decreto da fome é publicado.

Edita-se a novela do Orçamento;
Cresce a miséria ao povo amordaçado;
Mas os biltres do novo parlamento
Usufruem seis contos de ordenado

(...)
1901-1969




ingredientes
  • q.b. caramelo liquido
  • 1 lata de leite condensado
  • 4,5 dl de leite
  • 5 ovos

Preparação
  1. Colocar todos os ingredientes no lquidificador;
  2. Barrar o recipiente,  que vai levar o preparado a cozer no micr0ondas,com o caramelo liquido;
  3. Colocar a mistura, que foi obtida no liquidificador, dentro do recipiente untado com o caramelo liquido;
  4. Programar o microondas para 20min a 1000W

Nota:
  • a imagem do poema manuscrito foi obtida aqui;
  • a imagem/fotografia de José Régio foi obtida aqui;
  • Receita inspirada na Teleculinária de Agosto de 2011

Broas escaldadas a anunciar o São Martinho

A D Lurdes pertencia àquele grupo de colegas que, no intervalo do almoço, pegava no seu saquinho e tecia camisolas para os netos, fazia renda  ou bordava uma toalha, para a filha ou nora.
As colegas, como a D Lurdes, foram-se reformando. Mas, algumas das suas receitas ficaram!



Ingredientes:
  •  0,5kg de farinha;
  • 250g de açúcar;
  • 25g de canela;
  • 25g de erva doce (em grão)
  • qb de amêndoas (para colocar em cima);
  • 1/2 caneca de vinho do Porto;
  • 1/2 caneca de água;
  • 1/2 caneca de azeite;
  • uma pitada de sal;
  • 50g de margarina (tipo Flora)
  • 1 ovo (para pincelar)
Preparação:
  1.  Numa tigela coloca-se a farinha, açúcar, canela, erva doce, sal e mistura-se;
  2. coloca-se ao lume, até ferver, a água, o vinho do Porto, a margarina, o azeite;
  3. Deita-se sobre a mistura conseguida em 1, este preparado a ferver. Mistura-se tudo com uma colher de pau;
  4. Num tabuleiro previamente untado e polvilhado de farinha, coloca-se a massa e em cada "broinha" uma amêndoa. Depois pincela-se com ovo e coloca-se no forno.
Estas broas podem não ter ficado com um formato tão "de broa" mas o sabor... experimentem e depois digam-me se não são para repetir muitas vezes

Creme de Acelgas

Enquanto saboreio o creme de acelga vou ouvindo o poema
que a Ilidia postou e vou, sem dúvida, pensando


Creme de Acelga Baby

1/2 pacote acelga bbaby (125g mais ou menos)
uma batata grande
q.b.abóbera
1 cenoura
um alho francês pequeno;
uma cebola média;
água para cobrir os legumes
qb azeite
qb sal


Preparação

Leva-se todos os legumes ao lume, com sal, e deixa-se cozer.
Depois tritura-se com a varinha mágica ou liquidificador
Deita-se um pouco de azeite e serve-se

Um bolo de cenoura com cobertura de chocolate numa tarde de neura

Sentei-me exausta, por coisa nenhuma, em frente da televisão. Agarrei no comando sem grande convicção, percorri cada canal sem interesse em nenhum deles…
Desliguei…
…voltei a ligar, talvez na tentativa de encontrar… nem sei muito bem o quê…
…detive-me na RTP2.
Falava-se de uma raiz que brotou pela primeira vez no Afeganistão e se disseminou pelo Mediterrâneo, falava-se de “carotte”, “carota”,” karoton”.
Aprendi que foi no século XVII, na Holanda , que a cenoura despontou e que a sua linda cor se tornou o símbolo da independência holandesa.
Sobretudo fiquei com a certeza que esta minha amiga cenoura, transformada em xarope de criança, é cultivada em Portugal com muito boa qualidade.

Depois , o Chefe Henrique Sá Pessoa, com aquela facilidade que o caracteriza, levou-me a saborear um bolo de cenoura com cobertura de chocolate. A receita é muito simples e este bolo de quatro ovos fica bastante grande.
A neura foi-se na primeira dentada!


Ingredientes para o bolo:
  • 300g de cenouras
  • 4 ovos
  • 1 chávena de chá de óleo (não enchi a chávena)
  • 2 chávenas de chá de açúcar
  • 3 chávenas de chá de  farinha
  • 1 colher de fermento

Ingredientes para a cobertura :
  • 1 tablete de chocolate negro
  • 25 g de manteiga

Prepaparção:

Não tenho robot, por isso, descasquei as cenouras, cortei-as em pequenos pedaços e reduzi-as a puré no  1 2 3.
Coloquei o puré numa tigela, juntei as gemas,  o açúcar e o óleo e mexi muito bem. Adicionei a farinha e o fermento e, por último, envolvi as claras em castelo bem firme.
Coloca-se numa forma bem untada e vai ao forno a cozer.
Depois de desenformado cobre-se com o chocolate, que derreteu com a manteiga.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...