Mojito de Hortelã para celebrar o ano que vai entrar



" a vida é aquilo que acontece enquanto planeamos o futuro"
Anónimo



Ingredientes:
  • Açúcar mascavado;
  • qb rum;
  • q.b água tónica;
  • q.b hortelã;
  • 1 lima
  • gelo picado
Preparação
Num copo colocar a hortelã, a lima, cortada em quatro, e o açúcar mascavado. Esmagar tudo com uma colher de pau.
Deite o Rum a gosto,a água tónica e o gelo picado
Beber calmente, num ambiente de festa.

Feliz 2012JJ

NOTA: Claro que fui inspirada pelo chefe Sá Pessoa...
             ObrigadaJ

    Creme de Cenoura com Laranja

    Depois de todos os doces vamos lá comer uma sopinha bem saudável!
    Ingredientes
    • q.b. sal;
    • q.b. pimenta (opcional);
    • 500g de cenouras;
    • 1 batata;
    • 1 laranja;
    • 1 alho francês (a parte branca)
    Preparação:
    1. leve ao lume um tacho com 1 litro de água, sensivelmente, e um pouco de sal e deixe ferver.
    2. Descasques as cenouras e a batata e corte tudo em pedaços e junto à água, quando esta estiver a ferver.
    3. junte uma casca de laranja (só um pedaço);
    4. Limpe o alho francês e corte-o em rodelas e junte também.
    5. Deixe cozer (mais ou menos 20 min);
    6. Retire o sumo à laranja e reserve
    7. Depois de tudo cozido retire a casca de laranja e reduza tudo a puré e leve novamente ao lume
    8. Corrija o sal, se necessário. Deixe ferver
    9. Depois de desligar o lume acrescente o sumo de laranja
    10. Pode servir frio ou quente
    Bom apetite!

    Fonte: Sáude à mesa (revista de Julho de 2011)

    Mousse de chocolate para a mesa de Natal

    Tinha pensado fazer a mousse de chocolate branco e baleys ou a mousse de chocolate e laranja ou mesmo testar uma outra receita. Mas, o cansaço é muito por isso, embora tanto uma como outra sejam super deliciosas e muito simples de fazer, optei,  não estando com forças para procurar a outra receita que tinha pensado,   por experimentar a lata de leite de condensado com chocolate que tinha comprado no supermercado!

    Ingredientes:
    • 1 lata de leite condensado de chocolate;
    • 6 ovos
    • 25g de manteiga
    Preparação:
    1. Separara as gemas das claras;
    2. Juntar às gemas o preparado da lata de leite condensado co chocolate;
    3. derreter a manteiga e adicionar mexer tudo muito bem;
    4. bater as claras em castelo bem firme e adicionar ao preparado anterior, envolvendo muito bem
    5. Colocar numa taça de ir à mesa
    Espero que gostem, ficou mesmo boa!

    A todos os que me visitam desejo um
    ★* 。 ღ˛° 。* °♥ ˚ • ★ *˚ .ღ 。˚* ˚ ★ღ ˚ 。✰
    *˛˚ღ •˚ ˚░F░E░L░I░ Z░░N░A ░ T░A░L˚ ✰* ★
    **˚★★ ★*˛˚ღ •˚ *•˚ •˚ *˛˚ღ •˚˚★★ ★**
    ˛★* 。 ღ˛° 。* °♥ ˚ • ★ *˚ .ღ 。˚* ˚ ★ღ ˚ 。✰
    *˛˚ღ •˚ ˚░C░O░M░░ J░░E░S ░ U░S░˚ ✰* ★
    **˚★★ ★*˛˚ღ •˚ *•˚ •˚ *˛˚ღ •˚˚★★ ★**
    *˛˚ღ •˚ ˚ ✰* ★˚. ★ *˛ ˚♥* ✰。˚ ˚ღ。* ˛˚ ♥ 。✰˚* ˚ ★ღ ˚ 。✰˚* ˚ ★

    Temperos de Natal - sal e açúcar aromatizados

    Tal como prometi, quando vos falei do azeite com manjericão e laranja, aqui está a receita do açúcar e do sal aromatizado


    Não sei se foi no blog da Helena que eu vi a sugestão do sal aromatizado, penso que foi ali sim...

    o meu sal aromatizado foi feito da seguinte forma:


    • flor de sal;
    • oregãos ou tomilho
    misturar os dois e colocar dentro de um frasco


    A ideia do açúcar aromatizado veio enquanto desfolhava, delicia o livro "ervas aromáticas e especiarias". Dizia, neste livro, qe as vagens de baunilha não tem aroma nem sabor, enquanto frescas e isso só acontece despois de fermentadas-

    Mais à frente poder-se-á ler a sugestão de juntar uma vagem de baunilha ao açúcar para o aromatizar, em vez de comprarmos o açúcar baunilhado


    Temperos para o Natal - azeite de manjericão e laranja

    Este Natal resolvi oferecer, para além do Licor de Ameixas e das Cerejas ao Brandy que já tinha preparado, alguns "temperos" feitos por mim:
    Hoje deixo aqui  a primeira receita:

    Azeite de manjericão e laranja


    Foi na revista da Bimby, de Novembro, que vi esta sugestão e, apesar de não ter "a varinha mágica do século", resolvi experimentar (com algumas adapatções, tanto mais que tinha manjericão) este tepero qiue pode servir para carnes brancas, peixe e saladas:

    ingredientes:
    • manjericão (na receita original 100g);
    • 7,5 dl azeite virgem ;
    • casca de uma laranja (só a parte laranja);
    • q.b.pimenta rosa
    Preparação:
    1. Coloquei no liquidificador todos os ingredientes, com excepção da pimenta rosa, com cerca de metade do azeite.
    2. Deixei de ficar de efusão de um dia para o outro.
    3. Coei, com a ajuda de um filtro de café, e coloquei numa garrafa onde adicionei o restente azeite.

    Mão de borrego assada com mostarda Dijon

    Está quase, quase, quase...
                                                tempo de Natal....
                                                                                tempo de reflexão...




    tomilho limão

    ... sim, o Natal, que devemos celebrar a cada momento, está  aí!

    Vi uma carne na Laranjinha e, na altura, testei com uma a mão de borrego, talvez a repita nesta época festiva. Ficou muito agradável.

    Mão de borrego assada com mostarda Dijon

    Ingredientes:
    1 perna de borrego (utilizei mão)
    4 colheres de sopa de vinagre balsâmico (utilizei balsamico de laranja)
    3 dentes de alho picados
    4 colheres de sopa de mostarda Dijon
    sumo de 1/2 limão
    pimenta q.b.
    1 raminho de salsa picada
    1 raminho de hortelã picada
    1 colher de chá de tomilho limão
    1 colher de sopa de mostarda em pó
    1 colher de chá de paprika
    1 paprika da Hungria ou piripiri a gosto
    4 colheres de sopa de azeite
    sal q.b.

    Preparação:
    1. Misturar todos os ingredientes. Barrar a perna de borrego com a pasta.
    2. Levar ao forno num tabuleiro durante 20 minutos a 235ºC. Depois baixar a temperatura para 160ºC e deixar assar lentamente.

      A Laranjinha refere que qara esta receita é fundamental um termómetro de carne, pois só assim se terá a certeza que a carne está no ponto. (como eu não tenho...não utilizei...acho que não ficou muito fora do ponto...)
    A mão de borrego assada assim fica suculenta, tenra, deliciosa. (comprovo!)
    Com a pasta de mostarda e ervas fica bastante bom

    Biscoito de milho, um miminho para oferecer

    Estando o Natal À porta começo a pensar em alguns miminhos que se podem oferecer, estes biscoitos poderão ser uma das opção.

    A primeira vez que trabalhei farinha de milho foi qundo fiz os biscoitos de limão e courgette portanto decidi fazer uma nova experiência:


    Biscoitos de milho

    Ingredientes:
    • 160g de açúcar;
    • 180g de farinha de milho;
    • 300g de farinha maisena;
    • 200g de farinha amolecida;
    • 4 gemas;
    • 1 dl de leite;
    • margarina para untar;
    • farinha para polvilhar
    Preparação:
    1. Numa Tijela misturar o açúcar, a farinha e a margarina;
    2. Adicione a farinha maisena, as gemas e o leite;
    3. misturar bem até ficar uma massa lisa e moldável. colocar a massa em cima da bancada e e amassar bem;
    4. Ligar o forno a 180º e barrar o tabuleiro com a margarina.
    5. Moldar bolinhas, com a massa.
    6. Colocar cada bolinha num tabuleiro, bem separadas umas das outras e depois achate-as, ligeiramente, com um garfo;
    7. Leve ao forno durante 20minutos, retire, descole os biscoitos de imediato e deixe-os arrefecer
    os meus não ficaram muito perfeitos mas ficaram saborosos!

    Nota:  Receita da Teleculinárioa nº 72 de Setembro de 2011
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...