quiche de salmão com espinafres e sorrel

Resolvi dedicar est post à Susana, não porque a receita que aqui partilho tenha sido apresentada no seu blog mas porque a Susana fala sempre da sua horta com muito carinho. Assim, quando vi, e experimentei, a sorrel,  achei interessante "fazê-la viajar" até aos Açores e deixá-la crescer na horta da Belina da Ilha JJ
Mas como é que a sorrel chegou à minha vida??


nome científico: rumex acetosa
Sorrel é também conhecida como erva azeda ou azedinha.
É frequentemente considerada como salada verde ao invés de uma erva, 
mas, na verdade, é ambas:salada e erva
fonte: folheto da  aromáticas vivas

Fui ao supermercado e deparei-me com uma erva que desconhecia, estava aguçada a minha curiosidade. A acrescentar a isso o supermercado adicionou duas técnicas de marketing: a erva azeda poderia ser gratuita se se comprasse mais outras duas aromáticas e um pequeno folheto de apresentação que continha uma sugestão de aplicação da sorrel.

Resisti à  primeira técnica de marketing. Mas, a segunda teve em mim  um chamamento que completou o meu impulso em experimentar coisas novas.

Aqui fica a receita que vinha no folheto distribuído, já com a aprovação de várias pessoas que comeram uma fatia e que gostaram bastante da combinação.

Acrescento apenas uma nota: Como o Mel gosta de aromáticas  e outras plantas coloquei o vasinho no frigorifico com a sorrel que sobrou e que pretendo dar outros usos,  já lá está à oito dias e as folhas mantêm-se bem verdinhas (sim, a terra está hidratada)

Quiche de salmão com espinafres e sorrel

Ingredientes
  • 600g de salmão em filetes
  • 1 caldo de peixe
  • 250g de espinafres
  • 250g de sorrel fresca
  • 2 pacotes de natas  (utilizei 200ml de frescas e 200ml de soja)
  • 6 ovos
  • 3 dentes de alhos
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • Noz de moscada
  • Pimenta
  • sal
  • 1 massa tenra ou folhada (utilizei folhada, de compra)
  • 100g de queijo gruyère (não coloquei)



Preparação:
  1. Cozer o salmão  em água com o caldo de peixe, durante 8 min, e reservar.
  2. Cozer os espinafres e a sorrel , escorrer bem e saltear, numa frigideira, com os dentes de alho com o azeite
  3. Forrar  uma forma de tarte com a massa escolhida (neste caso foi a folhada) e picar com um garfo.
  4. Encher o fundo com salmão cozido, desfeito em pedaços
  5. Bater os ovos com as natas, uma pitada de noz de moscada, pimenta e sal. Adicionar os espinafres e a sorrel  anteriormente salteados, mistubem e verter na tarteira.
  6. Polvilhar com o queijo (não fiz)





um gelado de morango numa tarde de 40º


Como sabem eu não acredito em coincidência.
Ontem fiz um gelado de morango, porque o calor prometia e a Maria João vinha sentar-se à mesa para falar de um blogue cuja concepção lhe anda a fervilhar na cabeça. Não sei muito de blogues mas saber alguma coisa, nem que seja ínfima, e não ensinar/partilhar não faz qualquer sentido, para mim.
Depois de ter feito o gelado fiquei a olhar e pensei que poderia fazer ainda outras coisas, deixando esta opção como isso mesmo: uma opção.
Esta manhã o telefone tocou e, de uma forma cerimoniosa, a Maria João referiu que provavelmente não viria dado que tinha trazido o filho para o local de trabalho e... adivinhando o seu "problema", brinquei com ela e "autorizei" que o seu rebento a acompanhasse!!
Claro que ainda não tinha desligado o telefone já estava a entender porque é que eu  tinha feito um gelado ontem!!!

Depois de ter perdido a vergonha, aquela a que normalmente as crianças têm, os olhitos do Gonçalo brilharam com a proposta  de lanche que lhe fiz. E se houvesse qualquer dúvida o seu sorriso apagá-la-ia para sempre.

À saída referiu:
- Muito Obrigada, gostei mesmo muito...
(confesso que fiquei genuinamente contente com a observação)

o sorriso do Gonçalo

A receita deste Gelado encontrei-a na Flagrante Delicia, provavelmente quando a repetir diminuirei a quantidade de açúcar (não sei é se "os Gonçalos" acharão piada a esta decisão)


Gelado de Morango

ingredientes:
  • 400g de morangos (limpos)
  • 500ml de natas (utilizei 400ml, 2 pacotes de nata fresca)
  • 275 g de açúcar (para a próxima diminuirei a quantidade)


.
Preparação:
  1. Num liquidificador misture o açúcar com os morangos
  2. Bate as natas até ficarem firmes
  3. Envolva uma parte das natas, cerca de  1/3, com a mistura obtida em 1.
  4. Envolver as restantes natas, evitando que se perda o volume.
  5. colocar num recipiente para levar ao congelador
  6. Consumir num prazo não muito superior a  3 dias
PS: Este Gelado foi também feito na Oficina das Papitas, já com menos açúcar mas...a Maria acrescentou uma cobertura de ganache ih ih ih

Creme de poejo


A Lena tem uns olhos claros que riem mais do que o seu sempre largo e franco sorriso, é assim que eu sempre a visualizo.
Há ainda uma outra particularidade: a Lena e eu fazemos anos no mesmo dia, por norma é sempre ela que se lembra primeiro e dá-me os parabéns!
Agora vou passar a referenciar a Lena também por esta maravilhosa sopa que se faz em três tempos e que é verdadeiramente deliciosa.

Estávamos a conversar sobre poejo quando a Lena digitou:

- Com poejo só conheço sopa…
- Qual?!
- 3 cenouras, 3 courgettes, um ramo de poejo
- Só isso??
- Podes também juntar ervas aromáticas (tomilho, orégãos), mas não muitas para que o sabor do poejo prevaleça.
- ok… acho que vou experimentar e depois digo-te J
- Se achares que ficou muito grossa podes ainda acrescentar leite magro

Não acrescentei leite, nem especiarias. Mas que, esta sopa,  ficou uma autêntica delícia, lá isso ficou J
E… o prometido é devido…

Aqui estou eu, Lena, a dizer-te o resultado (a ti e a meio mundo - ih ih ih)!

Obrigada , pela receita J, devolvo-te um largo sorriso e... como sei que gostas de cantar aqui fica um pequena lembrança, espero que gostes.

P.S.: Já estou a imaginar o Quim a ir buscar a viola para te acompanharJ

Robalo assado com legumes



Robalo Assado com legumes


ingredientes

  • 4 batatas
  • 4 robalos
  • 1 limão (sumo)
  • 1 beringela
  • 2 tomates
  • 4dentes de alho
  • 1 cebola roxa
  • 1 dl de vinho branco
  • sal
  • pimenta
  • oregãos secos
  • salsa (coloquei coentros)
Preparação
  1. Tempere os robalos, por dentro e por fora, com sumo de limão e sal.
  2. Coloque algumas rodelas de cebola no fundo do pirex e disponha os robalos por cima
  3. à volta coloque as rodelas de batata, beringela e tomate. 
  4. Coloque os alhos picados os oregãos e os coentros, bem como a restante cebola, por cima dos robalos
  5. regue com o vinho branco e o azeite e leve a assar
  6. Corrija o sal se necessário 
Fez uma óptima refeição e ainda deu para a marmita!

fonte de inspiração:: Mulher Moderna nº 35 Abril 2012




O esparguete à Bernardo

Acho que vai ser assim que este esparguete vai ser conhecido cá em casa!
Sim, esta marmita tem sugestão de “Chef” Bernardo, mas este amigo aprendeu a sua confecção com o  Chakall!

Quando a minha amiga Lena vem cá é sempre um excelente motivo para um cafezinho e para colocar a conversa em dia, conversa boa nunca se esgota. 

Desta vez juntou-se a nós o Bernardo. E, no meio de muita risada, e de assuntos mais sérios, surgiu a culinária, com os inevitáveis comentários à volta de uma foto sua, de turbante!!

O Bernardo tem uma admiração acentuada pelo Chakall  e perante o meu ar reticente resolveu, de imediato, dar uma visão de quem já teve oportunidade de privar com o cozinheiro e de começar a descobrir a pessoa que ele é. E...não demorou muito a receber um mail com uma das receitas faladas neste encontro de amigos.

A receita é muito simples, económica e com um  resultado muito interessante.

Aqui fica este apontamento, conseguido apenas esta semana dado que só agora duas situações que levaram à inevitabilidade da confecção desta marmita: uma sobra de esparguete e um resto de broa de milho.

esparguete à Bernardo

ingredientes:
  • esparguete (como vos disse aproveitei o que sobrou de uma refeição e que tinha sido cozido em água abundante, com uma cebola, coentros e cravinho - e onde tinha adicionado uma noz de margarina)
  • Broa de milho (aproveitei um resto de broa piquei-a com alho fresco e fritei-a em azeite)
  • queijo chèvre
  • nozes picadas

Preparação:

como já estão a antever. a preparação é super simples:
  1. Num ralador/picador e reduz-se a broa a granulos, juntamente com dentes de alho. 
  2. Leva-se ao lume, com um pouco de azeite, para fritar
  3. ao esparguete junta-se a broa, o queijo e as nozes e...
  4. mistura-se tudo!
É francamente agradável esta marmita crocante.

ObrigadaJ



Bolo de amoras e maçã

"Gostas de amoras??? Vou dizer ao teu pai que já namoras!"

Repetíamos esta "ladainha" vezes sem conta, sem aguardar qualquer resposta (pelo menos que eu me lembre). O muro do carreiro que nos levava  das casas de férias dos meus avós paternos à da minha tia Adelaide estava coberto de silvas e as baguinhas pretas, muito escuras denunciando o doce, tornavam-nos destemidas  e imunes às eventuais picadas que a planta nos pudesse dar.
E lá íamos, eu e a minha prima Josefina, pulando, catarolando e sobretudo saboreando aquele fruto negro, miudinho, de um doce cativante. 

"Gostas de amoras??? Vou dizer ao teu pai que já namoras!!"


Bolo de amoras e maçã

Vi este bolo na BBC e resolvi fazer umas adaptaçõs que ficaram muito boas, no nosso ponto de vista. Aqui fica as a receita


ingredientes

  • 250g de farinha integral
  • 175g de manteiga sem sal
  • 175g de açúcar mascavado light
  • 2 colheres de sopa de açúcar refinado
  • 1/2 colher de sopa de canela
  • 1 maça reineta, pequena
  • 3 ovos do campo
  • raspa de uma laranja
  • 1 colher de sopa de fermento
  • 225g de amoras
Preparação
  1. misturar, com os dedos, até formar pequenos granulos, o açúcar mascavado, a manteiga e a farinha
  2. retirar para um recipiente à parte cerca de 5 colheres de sopa da mistura feita 1. A esta mistura juntar a canela e as duas colheres de açúcar refinado. Reservar.
  3. picar a maçã em pequenos pedaços e juntar ao restante preparado feito em um.
  4. juntar os ovos e o fermento e misturar bem
  5. partir as amoras em duas e envolver no preparado
  6. colocar numa forma rectangular, devidamente barrada e polvilhada de farinha
  7. cobrir o topo da massa com o preparado que tínhamos reservado em 2.

Gelado de chocolate negro, com sabor a limão



"Os Dias de Verão", 


Os dias de verão vastos como um reino

Cintilantes de areia e maré lisa

Os quartos apuram seu fresco de penumbra

Irmão do lírio e da concha é nosso corpo


Tempo é de repouso e festa
O instante é completo como um fruto
Irmão do universo é nosso corpo

O destino torna-se próximo e legível
Enquanto no terraço fitamos o alto enigma familiar dos astros
Que em sua imóvel mobilidade nos conduzem

Como se em tudo aflorasse eternidade

Justa é a forma do nosso corpo


(Ansiando pelos dias de Verão)


Gelado de chocolate negro, com sabor a limão

Do Baking, de Dorie Greenspan o Grupo Dorie às Sextas lançava mais um desafio, sob a tradução de Patrícia Vilela, uma das gestoras do Projecto. O desafio, que incluía a receita, referia o seguinte:

Creamy dark chocolate sorbet (p.431): 
O sol já tinha aparecido e as páginas dos gelados a chamar por mim! :) Vamos experimentar um sorvete com consistência de gelado? Vamos?!?...  1 chávena de leite
1 chávena de água
3/4 de chávena de açúcar
+/- 200g de chocolate meio amargo picado 
 Misturar todos os ingredientes numa caçarola de fundo grosso.Colocar a panela em lume médio e deixar ferver, mexendo sempre.Diminuir a temperatura e deixar ferver por 5 minutos, mexendo de vez em quando.
Despejar a mistura numa tigela refratária e levar ao frigorífico para gelar.Deitar a mistura numa sorveteira e proceder de acordo com as instruções do fabricante.
 Congelar pelo menos 2 horas, ou até que esteja firme o suficiente.
NOTA: se não tiverem sorveteira, podem retirar o sorvete do congelador de 30 em 30 minutos e bater (com batedeira ou varas de arame), para evitar cristais de gelo. ;)

Eu acrescentei raspa de limão e utilizei chocolate a 70%.  



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...