Piri-piri em azeite

Não gosto de comida picante, faz-me mal.
Hoje passei pelo supermercado e fui impelida a comprar piri piri!!  Recordei-me do meu pai e da forma como ele conservava o piri piri. Quando abro o armário da cozinha ainda encontro um frasquinho de rolha branca com a conserva feita por ele....
Sim.. o meu já partiu... em Dezembro de 2009. Mas, as conservas feitas por ele ainda permanecem no armário da cozinha...  a minha mãe utilizava umas gotinhas para colocar no frango corado no forno e sempre que abusava um pouco era uma risada constante durante toda a refeição, com os "ahhhhhhhhhhh" que se ouviam... chorávamos a rir cheios de malandrice!
O meu pai não está aqui... ... mas estará sempre presente, fazendo-me até comprar piripiri mesmo sabendo que não o irei colocar na comida....

A conserva era feita assim:

piri piri  era colhido directamente da planta que estava num vaso, no quintal. Depois de lavados e de ser retirado o caule, colocava-se num frasco de vidro, bem lavado e seco. Juntava-se azeite e tapava-se muito bem...passados meses estava pronto a ser utilizado (com moderação). Os piri piri utilizados eram todos vermelhos.



P.S.:
Resolvi ir ao armário... e afinal não é um, mas sim três os frascos que ainda lá estão...




Bife de vitela com molho de laranja para dar força no Concerto

Não sei como é convosco. Mas, estou certa que o vosso coração também se enternece quando vê os pirralhos à vossa volta a crescerem e a tomarem gosto por esta ou aquela  área de atividade, batalhando para conseguir os objetivos a que se propuseram. Sabem que também sou assim, por isso não se vão admirar por este post ser dedicado ao Eduardo.

O Eduardo tem  batalhado na sua paixão pela guitarra, inicialmente, segundo a minha prima Paula, sozinho, em frente ao computador, repetindo vezes sem conta os acordes ali sugeridos, só mais tarde é que começou a ter a ajuda de um professor. E, agora, eu estou toda contente porque o bébé sexy, como carinhosamente lhe chamo, vai dar o seu primeiro concerto, o seu esforço vai ser exibido em público. É verdade… os bébés crescem J J J

O Eduardo gostou muito de uns bifes que lhe fiz. na altura, embora ainda sem blog, tirei fotos. Como, infelizmente, não poderei estar na plateia,  encontrei esta maneira de lhe bater palmas!

Vamos lá deixar aqui a receita dos...

Bifes de Vitela Com molho de laranja

A receita não é minha é da Laranjinha eu segui exactamente o modo de fazer que ela utilizou, com o maior sucesso

"Coloquei um pouco de margarina numa frigideira juntamente com dentes de alhos esmagados. Deixei aquecer muito bem e de seguida alourei os 2 bifes de ambos os lados. Temperei com sal e pimenta.
Entretanto, dissolvi uma colher de chá de farinha Maizena em 1 dl de água. Adicionei sumo de 1 laranja e meia e uma colher de sopa de Ketchup. Dissolvi muito bem.
Retirei os bifes da frigideira e reservei.
Deitei a mistura do sumo de laranja na frigideira e deixei ferver, mexendo sempre até o molho engrossar.
Coei o molho e coloquei-o por cima dos bifes". (sic)
Acompanhei com batatas fritas J

Foto tirada em 2010


Eduardo, quando ainda não estudava guitarra clássica


ano 2012

***...***...***
No facebook está aqui

Gelado de morango, versão do Mel





O Mel apareceu perto de mim, muito sorrateiramente.Olhei para ele e... estava a lamber-se!
- Mel, o que é se passa?!
Fez-se desentendido e seguiu o seu caminho... fui à cozinha e tudo estava impecável... não entendi!

No dia seguinte disse-me:
- Queres convidar os teus amigos para virem cá? É que... eu fui falar com o Chefe Tiger, e fiz uma surpresa para ti.  Este gelado dá para 12 pessoas... ... bom... para dizer a verdade... já só tens aqui, mais ou menos, para 9... ... ontem comi "um" bocadinho...






Gelado de morango

ingredientes:
  • 750g de morangos
  • 5 dl de natas
  • 1dl de leite
  • 500g de açúcar
  • 4 ovos
Preparação:
  1. Lave e corte os morangos e triture-os
  2. misture as gemas com 250g de açúcar
  3. junte o leite quente ao preparado de morangos
  4. Bata as natas
  5. Bata as claras e adiciona-lhes as restantes 250g de açúcar e misture-as ao creme
  6. Envolva as natas no preparado
  7. Leve ao congelador para solidificar
Nota: Pode servir com triângulos de massa folhada, mas o Mel não queria acender o forno



Nota: O Mel já está a fazer escola e, sobretudo, a fazer amigos (veja aqui)

Mirtilos com natas e raspa de limão

Eu não sei o que se passa (falta de férias?) o que sei é que estou "nim" e quando estou "nim" quero estar no meu canto com imensa vontade de sair dele!!
Cozinha... ... olho para ela e estou num "faço, não faço" constante!
Mas a minha prima Josefina vinha cá, ela merece um miminho. Comprei mirtilos para lhe oferecer...  Lembrei-me da sugestão que tinha visto e... quando ela esteve cá... ...esqueci-me que tinha os ingredientes a aguardar uma excelente sobremesa!!! 
Sim, é excelente esta adaptação que fiz. Nós, cá em casa, comemos com agrado (desculpa Jo  L L, tenho de repetir para te oferecer numa próxima)

✿❧✿❧✿❧✿❧✿❧✿❧✿❧✿❧✿❧✿❧✿❧✿❧✿❧


Mirtilos com natas e raspa de limão

Ingredientes
  • Mirtilos
  • Natas (utilizei Longa Vida)
  • Limão (raspa)
  • q b Açúcar




Preparação
  1. Lavar e enxugar os mirtilos, reservar
  2. Bater as natas com o açúcar.
  3. colocar um pouco de natas no fundo de uma taça e colocar os mirtilos por cima
  4. "polvilhar" com casca de limão

Morangos com mascrapone e iogurte grego, num jantar com mentes brilhantes


Os jantares da iniciativa da Ana têm sido desafios constantes e este , no Reino da Prússia, é sem dúvida, até agora, o mais desafiante para mim.
Confesso que a inteligência sempre me fascinou. Gosto de pessoas inteligentes, pessoas de inteligência saudável, sublinho. Agora a Sofia queria que eu convidasse para jantar mentes brilhantes, isso deixa-me ainda mais fascinada,mais caladinha, muito atenta, tentado beber uma parte dos seus conhecimentos e tentando descodificar o que vão relatando... 
Dei comigo a pensar:
Mentes brilhantes... Galileu GalileiIsaac NewtonAlbert EinsteinStephen HawkingVou ter mesmo de escolher um? E se eu os juntar à mesma mesa e os deixar a falar sobre... o Bosão de Higgs?? Não, isso não é muito honesto da minha parte. Vou convidá-los para jantar, sim. E até vou convidar o Peter, mas será um momento de plena descontracção... um momento de  saudável convívio.... espera... e se eu telefonasse ao Maestro Armand Diangienda e surpreendesse  todos com a actuação da orquestra que ele dirige em Kinshasa? Mistura estranha? Não, não me parece... é isso mesmo! Está decidido. 

Orchestre Symphonique Kimbanguiste


A sobremesa será muito simples, vi uma no blog da Selene, vai ser essa receita a minha fonte de inspiração.
... ...

Morangos com mascrapone e iogurte grego


ingredientes:
  • morangos
  • iogurte grego
  • mascrapone
  • folhas de hortelã 


Preparação:
  1. Lavar bem os morangos, enxugar e cortar em tiras
  2. misturar o iogurte com o mascrapone
  3. Numa tigela colocar a mistura, e os morangos por cima (em topo) e de seguida uma nova camada de iogurte com mascrapone
  4. enfeitar com hortelã.
Nota: Nestes jantares estiveram muitas mentes brilhantes, que são brilhantemente apresentadas pela Sofia

creme de espinafres com courgette

Começo este post com Pippi Longstocking. Sim, sim, aquele menina traquina, que me povoou a infância, e que possuia umas tranças ruivas tão saltitantes como ela. Não se lembram? Vejam então o video:




Porque é que estou a falar da Pippi?
Porque também a Catarina possui uma alegria saudável, uns olhitos muito vivos e gosta de traquinar, sempre que nos visita, no emprego da mãe. E, as suas lindas tranças levaram-me a chamá-la de Pippi!
Os espinafres com que fiz esta sopinha vieram da terra da Pippi, desta Pippi.
E, tão belo presente, tinha de dar numa bela sopinha, sem receita pré defina, mas saborosa até dizer chega!

Creme de espinafres com courgettes


ingredientes:
  • espinafres
  • courgettes
  • cebola
  • cenoura
  • água
  • azeite
  • sal

Preparação:

Numa panela cobrir os legumes, previamente lavados e cortados, com água.  Juntar sal
Depois de cozidos triturar com a varinha mágica ou no liquidificador e juntar azeite.

Fica uma sopa muito cremosa, apetitosa!

Ameixas (ao brandy e em licor)

Lembram-se dos post:
???

Pois é verdade, estas duas experiências tiveram o maior sucesso o ano passado e todos os que os provaram disseram maravilhas e  insinuaram-se a uma nova quantidade
Assim, quando vi o cestinho  que a  Isabel nos trazia lembrei-me que deveria repetir a experiência. Desta vez as ameixas não são da mesma qualidade, mas como foram dadas com carinho acho que o resultado vai ser muito bom.
Como é que fiz desta vez?
Bom... confesso que misturei um pouco das duas receitas e uns pozinhos do que me veio à mão...é que as ameixas estavam maduras e eu só tinha em casa quantidades alcoólicas suficientes para dois frasquinhos (fiz um com brandy e outro com aguardente)!



ingredientes
  • ameixas
  • açúcar amarelo
  • 1 pau de canela 
  • 1 aniz estrelado
  • 1 cravinho
Modo de preparação:

Colocar as ameixas num frasco de boca larga, o pau de canela, o aniz estrelado, o cravinho e o açúcar depois colocar a aguardente (ou o brandy). Deixe repousar em lugar sem luz, e servir passado 3 meses
Nota: Não se esqueçam que o Natal está já aí e o prazer de oferecer não deve de ser afogado com a Troika!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...