Mousse de Morango para Wintley Phipps

A Ana, que deu neste momento um passo de fé - MUITOS PARABÉNS Ana -,  iniciou um Projecto que só posso aplaudir pelo estimulo que encerra.

Este Projecto já passou por seis casas diferentes, com desafios que, julgo poder dizer, todos nós aplaudimos.

Desta vez é a Vera que resolve propor-nos que convidemos para jantar 
"O compositor, cantor ou banda, que vos faz sentir bem, sonhar, esquecer e voar enquanto fecham os olhos. Aqueles cuja voz ou acordes vos provoca arrepios na pele e um friozinho na barriga " 
De imediato vieram à minha mente o nome de pessoas que, ao interpretarem espirituais negros, fazem-me o tal "friozinho na barriga". Mas, não iria convidar todos eles, embora a vontade fosse bastante...

Foi então que me surgiu, bem firme, a vontade de convidar  de uma pessoa que me foi apresentada muito recentemente e que possui uma voz que é sem dúvida um dom.
Convidei para jantar Wintley Phipps e este, apesar de estar envolvido no seu trabalho, aceitou com prazer.

O jantar voou e, pedindo-me desculpa por não saber português, presenteou-me com a história de um dos meus espirituais preferidos, "Amazing Grace". Fiquei sem palavras... ... fico contente por ter pedido para gravar aquele momento, assim  posso agora partilhá-la com cada um de vós, espero que, tal como eu, sintam o tal "friozinho na barriga".

  



Mousse de Morango


. 300g Morangos
. 200g [Creme] Queijo
. 1 Limão
. 3 Ovos
. 50g Açúcar
. 100ml Natas


Preparação
Corte os morangos em metades para o copo misturador. Faça um puré, desfazendo os morangos no copo. Passe o puré para
a batedeira. Junte o queijo creme, as natas e o açúcar e bata.
Retire e coloque numa taça. Bata as claras em castelo e junte o açúcar enquanto bate, para dar mais consistência. Incorpore na
mousse. Sirva em tacinhas e leve ao frio, por uma a duas horas.
[segredo do Chef Henrique Sá Pessoa, (que eu segui): coloque uns cubos de morango no fundo das taças antes de servir a mousse]


Todos os jantares estão aqui

No meu dia eu só poderia trazer um "Petisco"




A minha madrinha é a Bé. Mas, eu sou um gato muito sortudo e por isso este mês fui apadrinhado por outra doce madrinha, foi no blog dela que eu descobri que hoje era o meu dia!

Sim, eu estava a ler uma deliciosa receita de "enroladinhos de pesto e queijo fresco", receita que a Ginja fez para a "5ª Semana do Vegetarianismo", quando me apercebi que hoje era o dia de todos os animais que entraram na Arca de Noé, logo também era o meu!

Até ali não tinha pensado ir para a cozinha. Mas, depois comecei a pensar qual a receita que poderia trazer para partilhar convosco e surgiu o

PETISCO




ingredientes

  • 1 queijinho fresco (por pessoa)
  • alho
  • pimenta preta
  • oregãos
  • azeite
  • salsa
Preparação

Numa tigela amasse o queijo com muito alho esmagado, até ficar com uma consistência uniforme.
Tempere com pimenta moída na altura, salsa picada e oregãos.
Ligue todos estes ingredientes com um fio de azeite.

Como vêem  esta receita que descobri no livro do Manuel Luis Goucha "Em banho-Manel" é bem fácil.
Agora enquanto saboreiam esta receitinha vou descansar,
Até já!





No Facebook estou aqui

Sugar-topped molasses spice cookies

Depois de ter feito as passes com o forno e porque o tempo já está como eu gosto aqui estou eu a aceitar mais um desafio do Grupo Dorie. Desta vez o desafio está na pág 77 do "Baking from my Home to yours" e contou com a preciosa ajuda da Patricia Vilela, na tradução da receita desta bolachinhas deliciosas.

Só algumas notas antes de passarmos à receita em si:

  1. o sal que utilizei foi Flor de Sal com pólen de Abelhas, da Casa do Sal da Figueira da Foz. Já o tinha usado, quando fiz o gelado e acho maravilhoso.
  2. Não utilizei melaço mas sim mel;
  3. Só utilizei uma pimenta que descobri nas minhas rondas pelas especiarias: "Tropical Pepper Medley", que contem pimenta verde, pimenta preta, pimenta branca, sementes de coentros, etc
  4. Revelou-se muito útil forrar o copo com película aderente, a massa soltava-se com muito mais facilidade
  5. Entendi a importância de dividir a massa em duas partes e separá-las. É importante que se mantenha no frigorífico enquanto manuseamos as bolachinas.
  6. Esta quantidade deu-me 34 bolachas, nesta experiência (que decerto repetirei)


Sugar-topped molasses spice cookies



Tradução: Patrícia Vilela no grupo Dorie às Sextas 

Ingredientes:

2 1/3 chávenas de farinha de trigo
2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de sal
2 colheres de chá de gengibre em pó
1/2 colher de chá de canela em pó
1/4 de colher de pimenta da Jamaica
1 pitada de pimenta moída
12 colheres de sopa de manteiga sem sal, à temperatura ambiente
1 chávena de açúcar mascavado claro
1/2 chávena de melaço
1 ovo grande
cerca 1/2 chávena de açúcar, para enrolar

Preparação:
Misture a farinha, o bicarbonato, o sal, o gengibre, a canela, e as pimentas.
Numa batedeira, de preferência equipada com um acessório da pá, bata a manteiga em velocidade média até ficar homogénea e cremosa. Adicione o açúcar mascavado e o melaço e bata por 2 minutos. Adicione o ovo e bata por mais 1 minuto. Reduza a velocidade e adicione os ingredientes secos, misturando até que a farinha e as especiarias desapareçam.

Se alguma farinha permanecer no fundo do recipiente, misture o último dos ingredientes secos à mão com uma espátula de borracha (para evitar trabalhar demais a massa)."


***
Publicada no Grupo Dorie às Sextas aqui
Publicado na página do Bolo da Tia Rosa do FB aqui

Bolo de courgette com farinha de alfarroba e noz moscada

- A que horas vais estar em casa?
- Mas logo,  no final, vais estar não vais?
Tanta insistência na pergunta levou-me a pensar que estavam a colocar a hipótese de passarem para dar  um “Olá!”… não tinha nada em casa, a não ser courgette, um resto de farinha de alfarroba que tinha comprado para uma torta e que já tinha servido para fazer uns quantos biscoitos, nestas andanças de novos ingredientes  dimensionei mal a quantidade…
Com estes ingredientes será que posso fazer um bolo?
Conclui que simJ.
As visitas iniciais não apareceram, mas outras vieram e, sendo muito críticas a novas experiências, aprovaram de imediato este bolo inspirado aqui


Bolo de courgette com farinha de alfarroba e noz de moscada
Ingredientes:
§   4 ovos
§   350g de açúcar
§   125 de manteiga sem sal
§   7,5g de açúcar baunilhado (1 pacotinho)
§   1dl de leite
§   40g de farinha de alfarroba
§   1 courgette grande ralada (aprox. 320g)
§   250g de farinha com fermento
§   1 colher de chá de canela
§   1/4 de colher de chá de noz moscada
§   1 colher de chá de bicarbonato de sódio
§   1 pitada de sal
§  50g de amêndoa ralada na máquina com a pele (em alternativa poderão utilizar nozes ou avelãs)


preparação: 

1. Bater a manteiga com o açúcar. Juntar os ovos e mexer.

2. Adicionar o açúcar baunilhado e o leite, mexer.

3. Juntar a farinha de alfarroba, a courgette ralada, o bicarbonato, a canela, a noz moscada e a farinha. Mexer muito bem.

4. Por fim, adicionar a amêndoa ralada.

5. Colocar o preparado numa forma untada com margarida ou usar spray para untar. Levar ao forno pré-aquecido.


Gelado de Doce de leite e Cookies

Retirado de "Quem lê Sophia de Mello Breyner Andersen"

.•*¨`*•..•*¨`*•..¸.•*¨`*•..•*¨`*•..¸.•*¨`*•..•*¨`*•..¸.•*¨`*•..•*¨`*•..¸.•*¨`*•..•*¨`*•..¸.•*¨`*•..•*¨`*•..¸


Gelado de Doce de leite e Cookies

Com os dias de calor a continuarem a marcar presença só posso estar afastada do fogão... ... 
No entanto, há miminhos que não se podem deixar de fazer quando nos brindam com a sua visitaJ J J

Mas, amigos também são cobaias!
Portanto, estava na hora de testar mais um gelado e o que tinha visto na casa da Ginja era , pela aparência, perfeito para a ocasião.


Ingredientes:

1 chávena de doce de leite (utilizei leite condensado cozido)
2 chávenas de leite
1 chávena de bolachas de chocolate aos pedaços (utilizei bolacha Maria de chocolate)


foto de Ana Paula Pereira

Preparação:
  1. Misturar bem o leite condensado, com o leite e as natas
  2. colocar no congelador até arrefecer (não congelar) bastante
  3. retirar do congelador e adicionar as bolachas em pedaços
  4. voltar a colocar no congelador e deixar o processo de congelamento continuar (se, tal como eu, não tem máquina de fazer gelados, pode misturar tudo de de 30 em 30 minutos
***...***...***
No Facebook está aqui

Coentros em azeite


Não sei como ficam com o Verão. Para mim o Verão, o calor, é suportado com uma enorme dificuldade... ...permaneço o mais possível afastada do fogão, faço apenas o estritamente necessário.

aqui tinha falado de como conservar aromáticas. No entanto, hoje, vou partilhar convosco uma outra forma de o fazermos.

Não sei onde vi esta dica, creio que foi no FB, mas achei-a muito interessante e estou  a "dar-lhe forma". 
E até, quem sabe, uma ideia para fazer no Natal e poder oferecer como um miminho,  (é verdade, adivinharam, já estou a pensar no fresquinho)

A preparação é muito simples:

Separam-se as folhas, lavam-se e enxugam-se muito bem. 
Colocam-se as folhas dentro de um frasco e cobrem-se de azeite.

Desta forma não só não deixamos estragar as aromáticas que comprámos como também podemos temperar  a nossa comida ou salada com azeite aromatizado.




***...***...***
No fabebook está aqui

Uma limonada com lima

Estou com grande dificuldade para aguentar todo este calor
No frigorífico tinha sumo de limão e uma lima, para aproveitar, tinha tudo que necessitava para fazer uma pausa!



Limonada

Não sei quantidades exactas. Como referi trata-se de aproveitar sumos que tinha em casa.
de qualquer forma os ingredientes que utilizei foram:

  • sumo de limão
  • lima 
  • água 
  • açúcar mascavado
Foi realmente uma pausa agradavelmente refrescante!



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...