Bolo de ruibarbos e curd de limão

Não resisto a crianças, todas elas são lindas, por isso fiquei detida naquele rostinho palrador que me olhava. 

Comentei, deliciada, para a minha amiga:

 - que fofinho J
 - é uma menina, chama-se Isabelle J

Levantei os olhos, na direcção da voz, babada, que me corrigia e fiquei sem saber o que fazer... sabia que estava "no território da familia". Mas, nunca pensei que poderia cruzar-me com a autora de "Eu, Maria Pia" e de "Maria Francisca de Saboia". Sempre a sorrir, apercebendo-se do meu embaraço, apresentou-se:

 - eu sou a Diana

Retribui-lhe o sorriso apresentando-me, meia embaraçada. Mas, a sua simplicidade elegante levou-nos rapidamente a uma conversa fluída e, sem saber muito bem como, trocámos contactos. 

Confesso que não esperava que que o telefone tocasse mas...tocou! E... o seu convite surgiu:

- Vou a Lisboa, com a Isabelle. Posso ter a sua companhia para um chá?
- Eu é que tomo a liberdade de a convidar a vir a minha casa - respondi, logo logo arrependida por o ter feito, a minha casa em nada tinha a ver com a da Princesa de Paris.
- Claro que aceito - disse de imediato. Saio de Évora por volta das 14, tenho só de entregar uns documentos que o  Charles-Philippe me pediu e creio que estarei em sua casa às 17h. Não posso ficar para jantar, por causa da Isabelle, mas sempre dá para conversarmos um pouco e ver como ela  está a crescer.

Desliguei, nervosa, fui de imediato para a cozinha preparar... 

Bolo de ruibarbos e Curd de Limão





Bolo

ingredientes:
  • 225g de manteiga à temperatura ambiente
  • 225g de açúcar refinado
  • raspa de limão
  • 4 ovos médios
  • 75g de amêndoa batida
  • 200g de farinha de Trigo
  • 1 colher de chá de fermento 
  • 140g de ruibarbos
  • 1 colher de sopa de açúcar mascavado
Preparação
  1. Aqueça o forno a 180ºC
  2. Unte uma forma com manteiga e polvilhe com farinha
  3. coloque a manteiga na batedeira e bata bastante
  4. Adicionar os ovos, batidos, aos poucos (batendo entre cada adição). Não se preocupe se a mistura parecer um pouco encaroçada, isso muda qdo se adiciona farinha.
  5. acrescentar as amêndoas moídas. Mexer
  6. De seguida a farinha
  7. colocar metade da quantidade de ruibarbo e mexa com uma colher de metal
  8. colocar na forma e adicionar o restantes ruibarbos por cima (nivelar)
  9. levar ao forno entre 40 a 45min
  10. Depois de frio barrar com curd (a receita do curd, está aqui)
Nota 1 - Esta é a minha participação no no projecto  que a Ana lançou, "Convidei para jantar" e que desta vez está sediado na casa da Alice
Nota 2- esta receita foi inspirada aqui
Nota 3 - há um link no FB

Creme de grão com espinafres

aqui vos falei de uma menina de bonitas tranças, disse-vos até que ela gostava de traquinar. Falei dos magníficos espinafres, Mas, no entanto, não referi  a colecção de póneis que ela possui e que arruma cuidadosamente, como menina aplicada que é.


Os espinafres que me ofereceu deram, depois de fazer a tarte, para uma outra sopinha muito gostosa.

Creme de grão com espinafre

ingredientes:

  • grão seco
  • espinafres
  • cebola
  • água
  • sal
  • azeite
Preparação
  1. Colocar o grão de molho, de um dia para o outro
  2. No dia seguinte, cozer o grão juntamente com uma cebola e um fio de azeite
  3. Depois de cozido triturar tudo com a varinha mágica
  4. Passar por passador de rede, para retirar alguma pele do grão, que possa incomodar ao deglutir
  5. Juntar água, sal e levantar fervura para juntar os espinafres, previamente lavados e grosseiramente picados
  6. Depois de os espinafres estarem cozidos colocar um pouco mais de azeite



Um pausa para as coisas simples- Pão de nozes e mel

Uma pausa, uma canção, um pãozinho

 

Pão de nozes e mel

ingredientes

  • 100g de nozes partidas
  • 350ml de água
  • 3 colheres de sopa de mel
  • 40g de manteiga sem sal
  • 1 1/2 c de chá de sal
  • 350g de farinha integral T150
  • 150g de farinha de trigo T65
  • 1 1/4 c de chá de fermento biológico
Preparação
  1. Torre, ligeiramente, as nozes, numa frigideira, em lume brando, ou no forno
  2. Tire a cuba da máquina e encaixe a pá misturadora. 
  3. colocar os ingredientes na cuba, menos as nozes, segundo as indicações do manual da máquina
  4. programar a máquina para pão integral 750g
  5. ao sinal sonoro adicionar as nozes
  6. quando o programa acabar retirar da máquina, deixar arrefecer e cortar às fatias e barrar com um fio de mel (ou doce)

Um creme delicioso que saboreei na Helena, ervilhas e funcho,

Sempre que passo no Sabores de Canela, e passo com frequência, fico ali, detida, no requinte da apresentação. As receitas adivinham-se deliciosas, as fotografias falam conosco e, na escrita miudinha impressa em fonte simples, pode-se sentir, arrisco, alguma timidez da autora.
Não consigo precisar quando "falei" pela primeira vez com a Helena, sei apenas que senti, como novata que sou nestas coisas, que a era uma pessoa disponível para, sem rodeios, partilhar os seus conhecimentos e isso deixou-me uma boa impressão, tanto mais que eu entendo, tenho como forma de vida, que conhecimento adquirido que não é partilhado não pode ser melhorado.
Um dia, depois de muitas referências aos seus dons como fotografa, desafiei a Helena a fazer um workshop, sabia-a a muitos Kms de distância por isso o meu desafio tinha uma concretização que decerto não seria exequível. No entanto, a Helena não esqueceu e quando agendou uma viagem ao nosso Portugal contactou-me para mostrar a sua disponibilidade para partilhar os conhecimentos na área da fotografia. Foi tão engraçado a primeira vez que nos vimos - via skype -, lembro-me sobretudo da facilidade com que comunicámos e isso deve-se, sem dúvida, à simplicidade da Helena, característica que, por norma, as pessoas que sabem bastante encerram.
Claro que, nesse primeiro contacto, apresentamos a nossa família de quatro patas e o Mel ficou deliciado por conhecer o seu amigo brasileiro, o Toró.
O dia do Workshop chegou!
E... ... foi tão bom conhecer as faces que estão por detrás dos blog's, parecíamos teenager´s espetando dedos na direção das faces!
- Helena, finalmente conheço-te pessoalmente!!! J
AliceGinjaSandraSandra! Que bom estarmos aqui e conhecermo-nos!J
Que pena a Maria e a Marta não terem conseguido vir!L
Foi talvez por esta empatia imediata, que aqui se pode adivinhar, que não foi difícil, depois do workshop de fotografia de comida, conspirarmos entre todas nós  e prepararmos uma surpresa a quem nos abriu, de uma forma imediata, simples, simpática, as suas portas. Sim, fomos todas, hoje, ao Sabores de Canela e estamos a partilhar convosco as nossas difíceis escolhas, a escolha de um menu preparado com carinho para a nossa anfitriã:
Obrigada Helena, por esta magnífica refeição.
E obrigada a cada uma de vós - Alice, Ginja, Maria, Marta, Sandra e Sandra - por termos estado juntas, lado a lado, nesta surpresa J

Creme de ervilhas com funcho



Helena, diz ao Toró que o Mel aprovou a tua sopa J

Ingredientes para 4

600 g de ervilhas
1/4 de bolbo de funcho
2 fatias de bacon
1 molho de coentros
sal
azeite

Preparação

Numa panela coloque as ervilhas, o funcho e o bacon. Cubra com água e deixe ferver cerca de 20 minutos.
Apague o lume e introduza os coentros, o sal e um fio de azeite. Triture tudo até obter um creme macio.
Retifique os temperos e a espessura do creme, acrescentando água se necessário.
Sirva quente ou frio. Pode adicionar  iogurte grego (ou natas) e sementes.

Raisin swirl Bread

Esta manhã o cheirinho a pão quente invadiu a casa. Finalmente tinha consigo cumprir a proposta da Dorie!
Ando assim, sem muito ritmo para aquilo que gosto. a Ginja bem que me estimulava. Mas, se não fosse o didáctico post da Susana, que me abriu a hipótese para a MFP, duvido que tivesse tido o maravilhoso cheirinho esta manhã.

o meu pão ficou assim:


As únicas alterações que fiz foi na utilização  do sal (voltei a utilizar de Flor de Sal com polen de abelhas) e a quantidade de farinha (500g).
A receita para a MFP tirei-a da Susana e a receita original, traduzida pela Mariana Fidalgo é a seguinte:



Raisin swirl bread 

Traduzido por Mariana Fidalgo no grupo Dorie às Sextas
Raisin swirl bread do Baking for my home to yours
(pág. 59)

pão:
  • 2 colheres chá de fermento biológico activo
  • 50g açúcar branco + 1 pitada
  • 300ml leite gordo, morno (à temperatura do corpo)
  • 58g manteiga sem sal, à temperatura ambiente
  • 3/4 colher chá de sal refinado
  • 1 ovo grande
  • 1/4 colher chá de extracto de baunilha ou raspa de 1/2 laranja ou 1 pitada de noz moscada
  • 470g farinha de trigo 

swirl:
  • 1 colher sopa de açúcar
  • 2 colheres chá de canela
  • 2 colheres chá de cacau (não açucarado) (opcional)
  • 1 medida de passas
  • 50g manteiga sem sal, amolecida para ser possível barrar

Nota: todo o processo referido abaixo para a batedeira pode ser realizado à mão (eu fiz com a MFP).

Pão: ponha o fermento numa tigela pequena, acrescente uma pitada de açúcar e misture 60ml do leite morno. Deixe repousar 3 minutos e mexa - o fermento pode não ter dissolvido completamente e pode não ter começado a borbulhar, mas já deverá estar mole.
Com uma batedeira, de preferência equipada com pá, misture o restante leite, a manteiga e o restante açúcar, batendo em velocidade baixa por 1-2 minutos. Adicione o sal, ovo e baunilha ou raspa de laranja ou noz moscada, se usar, e misture por 1 minuto. A mistura poderá ter agora um aspecto encaroçado e desagradável (e ainda vai piorar quando acrescentar o fermento). Acrescente a mistura de fermento e bata em velocidade média-baixa durante mais 1 minuto.
Desliga a batedeira e acrescente 340g de farinha. Bata em velocidade baixa até que a farinha esteja incorporada nos líquidos - vai ficar com uma massa pegajosa. Se tiver gancho de massa, use-o agora. Adicione a restante farinha, aumente a velocidade para média e bata por 2-3 minutos. Se a massa não começar a quase limpar os lados da tigela, acrescente mais farinha, 1 colher de sopa de cada vez (até um máximo de 1/4 de medida). Mantenha a batedeira ligada em velocidade média e bata a massa por mais 3 minutos ou até que esteja lisa e com um brilho amanteigado. A massa vai estar muito mole.
Unte com manteiga uma tigela grande, vire a massa para lá e cubra bem a tigela com película aderente. Ponha o recipiente num local morno e deixe a massa levedar até dobrar de tamanho (aprox. 1h30).
Rape a tigela para um pedaço grande de película aderente, envolva bem a massa e ponha-a no congelador por 30 minutos ou até que esteja suficientemente firme para ser estendida facilmente (neste momento, pode refrigerá-la durante a noite, se for mais conveniente).
Swirl: unte com manteiga uma forma de pão ou de bolo inglês. Misture o açúcar, canela e cacau. Veja se as passas estão húmidas; se não estiverem, ferva-as por um minuto e depois seque-as bem.
Ponha a massa numa superfície grande, levemente polvilhada de farinha. Enfarinhe o topo da massa e estenda-a num rectângulo de 30cmx45cm.
Gentilmente, barre a massa com 2/3 da manteiga - isto é mais fácil se usar os dedos. Polvilhe com a mistura de açúcar e espalhe as passas por cima. Começando por um dos lados mais curtos, enrole o pão, garantindo que fica apertadinho. Encaixe o rolo na forma untada, com a costura para baixo, e entale as pontas.
Cubra a forma com papel vegetal untado com manteiga e coloque num local morno; deixe levedar até que cresça ligeiramente acima do limite da forma, aprox. 45 min. 
Quando a massa estiver quase pronta, pré-aqueça o forno a 190ºC e coloque um tabuleiro ou grade a meio.
Derreta o restante 1/3 de manteiga (aprox. 15-20g) e pincele o topo do pão. Ponha a forma sobre o tabuleiro e asse durante 20 minutos. Cubra com papel de alumínio e asse por mais 25 minutos, até que o pão esteja dourado e o fundo soe oco. Transfira a forma para uma grade e deixe arrefecer 5 minutos. Desenforme e deixe arrefecer totalmente antes de servir.


Mousse de Morango para Wintley Phipps

A Ana, que deu neste momento um passo de fé - MUITOS PARABÉNS Ana -,  iniciou um Projecto que só posso aplaudir pelo estimulo que encerra.

Este Projecto já passou por seis casas diferentes, com desafios que, julgo poder dizer, todos nós aplaudimos.

Desta vez é a Vera que resolve propor-nos que convidemos para jantar 
"O compositor, cantor ou banda, que vos faz sentir bem, sonhar, esquecer e voar enquanto fecham os olhos. Aqueles cuja voz ou acordes vos provoca arrepios na pele e um friozinho na barriga " 
De imediato vieram à minha mente o nome de pessoas que, ao interpretarem espirituais negros, fazem-me o tal "friozinho na barriga". Mas, não iria convidar todos eles, embora a vontade fosse bastante...

Foi então que me surgiu, bem firme, a vontade de convidar  de uma pessoa que me foi apresentada muito recentemente e que possui uma voz que é sem dúvida um dom.
Convidei para jantar Wintley Phipps e este, apesar de estar envolvido no seu trabalho, aceitou com prazer.

O jantar voou e, pedindo-me desculpa por não saber português, presenteou-me com a história de um dos meus espirituais preferidos, "Amazing Grace". Fiquei sem palavras... ... fico contente por ter pedido para gravar aquele momento, assim  posso agora partilhá-la com cada um de vós, espero que, tal como eu, sintam o tal "friozinho na barriga".

  



Mousse de Morango


. 300g Morangos
. 200g [Creme] Queijo
. 1 Limão
. 3 Ovos
. 50g Açúcar
. 100ml Natas


Preparação
Corte os morangos em metades para o copo misturador. Faça um puré, desfazendo os morangos no copo. Passe o puré para
a batedeira. Junte o queijo creme, as natas e o açúcar e bata.
Retire e coloque numa taça. Bata as claras em castelo e junte o açúcar enquanto bate, para dar mais consistência. Incorpore na
mousse. Sirva em tacinhas e leve ao frio, por uma a duas horas.
[segredo do Chef Henrique Sá Pessoa, (que eu segui): coloque uns cubos de morango no fundo das taças antes de servir a mousse]


Todos os jantares estão aqui

No meu dia eu só poderia trazer um "Petisco"




A minha madrinha é a Bé. Mas, eu sou um gato muito sortudo e por isso este mês fui apadrinhado por outra doce madrinha, foi no blog dela que eu descobri que hoje era o meu dia!

Sim, eu estava a ler uma deliciosa receita de "enroladinhos de pesto e queijo fresco", receita que a Ginja fez para a "5ª Semana do Vegetarianismo", quando me apercebi que hoje era o dia de todos os animais que entraram na Arca de Noé, logo também era o meu!

Até ali não tinha pensado ir para a cozinha. Mas, depois comecei a pensar qual a receita que poderia trazer para partilhar convosco e surgiu o

PETISCO




ingredientes

  • 1 queijinho fresco (por pessoa)
  • alho
  • pimenta preta
  • oregãos
  • azeite
  • salsa
Preparação

Numa tigela amasse o queijo com muito alho esmagado, até ficar com uma consistência uniforme.
Tempere com pimenta moída na altura, salsa picada e oregãos.
Ligue todos estes ingredientes com um fio de azeite.

Como vêem  esta receita que descobri no livro do Manuel Luis Goucha "Em banho-Manel" é bem fácil.
Agora enquanto saboreiam esta receitinha vou descansar,
Até já!





No Facebook estou aqui

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...