Já vos referi que foi a autora de "A minha cozinha" que me fez sair do sofá este Natal. Nestes primeiros dias do ano, porque o Dia de Reis está a chegar, só posso sugerir-vos que arregassem as mangas e façam esta deliciosa receita de Bolo Rainha (o resultado foi aprovado por todos que o provaram sendo até apelidado de gourmet)
Bolo Rainha
A Clara Sousa refere, na sua receita, que o custo previsto é de 13€ e acrescenta que o que encarece
o bolo são os frutos secos, que só por si representam 9,9€. Confesso aqui a minha paixão por pinhões, dos frutos secos é este que eu gosto mais mas, depois de ver o preço não saí à rua para os colocar - o bolo ficou delicioso na mesma e o custo foi decerto inferior a 13€
ingredientes:
- 70g de açúcar em pó
- casca de 1 laranja
- casca de 1 limão
- 130ml de leite
- 70g de manteiga ou margarina
- 3 gemas + 1 gema para pincelar
- 10g fermento de padeiro seco (2 saquetas da Vahiné de 4,6g ou 1 da Fermipan/Dr Otker/Ramazzotti de 11g)
- 25ml de sumo de laranja
- 40ml de vinho do Porto
- 420g de farinha
- 1 pitada de sal
- 100g de pinhões (não coloquei)
- 100g de amêndoa sem pele
- 100g de noz
Preparação
Comece por levar o leite
com a manteiga ao lume - desligue o lume quando aquecer e a manteiga começar a
derreter.
Na taça do robot com o
acessório de massa em forma de pá, misture o açúcar em pó com as rapas dos citrinos.
Junte a mistura de leite e manteiga, ainda quentes, e deixe misturar uns
segundos.
Sempre com a máquina a
mexer junte as gemas, o fermento, o sumo de laranja, o vinho do Porto e misture
por mais alguns segundos.
Logo a seguir, junte a
farinha a pouco e pouco e finalmente a pitada de sal.
Mude o acessório para o de
bater massa (fino e torcido) e deixe bater durante 3 minutos a velocidade média
ou média/baixa. Verifique se a massa não cola às paredes da taça; se sim, junte
um pouco mais de farinha até que ela descole.
Tape a taça com película
aderente e deixe a massa levedar para o dobro.
fonte: aqui


