Páginas

a torta de bacalhau da Zita

Foi necessário o desafio da Moira para me estrear nas tortas salgadas, e assim ir até ao seu aniversário
A torta que escolhi saboreei-a talvez há três anos e desde aí tornou-se quase uma exigência que faço à Zita ...

Esta torta, que pode ser acompanhada de molho de tomate, fica muito bem nas mesas de aniversário e não menos bem numa marmita (... é assim que vai ser amanhã!)

Depois  da minha primeira torta doce aqui está a minha primeira torta salgada!



a torta de bacalhau da Zita



Ingredientes:

500 g de bacalhau
6 ovos
150 g de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
5 dl de leite
1 cebola grande
0,5 dl de azeite
Sal q.b.



Preparação:
Coze-se o bacalhau em leite e deixa-se arrefecer um pouco. Escorre-se, reservando o leite e retira-se as peles e espinhas e desfia-se bastante bem. Num tacho, deita-se o azeite e a cebola picada finamente e deixa-se alourar levemente sobre lume brando. Acrescenta-se o bacalhau picadinho e mexe-se até estar bem envolvido.
Junta-se a pouco e pouco o leite onde cozeu o bacalhau, a farinha e mexe-se até obter um creme grosso, acrescentando mais algum leite, se necessário.
Retira-se do lume e deixa-se esfriar um pouco, adicionando cuidadosamente as gemas desfeitas e o fermento. Volta ao lume até engrossar.
Tira-se do lume; batem-se as claras em castelo e acrescentam-se à massa, rectificando-se o sal, se necessário.
Forra-se um tabuleiro com papel vegetal e unta-se bem com manteiga. Deita-se o preparado no tabuleiro e leva-se a cozer em forno médio até alourar (aproximadamente 45 m, mas convém ir espreitando o forno). Verifica-se se está cozido, espetando um palito que deve sair limpo.
Logo que esteja pronto, desenforma-se sobre um pano e enrola-se como se faz com as tortas e pode servir-se acompanhado com qualquer molho.

Sugestão da Zita: Fica bem com molho de tomate.


paté de atum

Confesso que uma das coisas que mexe comigo é ver pessoas que enchem o prato com comida e depois não conseguem comer tudo... ... também por isso convido-vos a ver um video de uma campanha publicitária que aconteceu no Brasil e que é uma excelente chamada para a nossa reflexão




paté de atum

ingredientes
  • 2 latas de atum
  • maionese
  • cebola
  • qb coentros (a receita original leva salsa e não coentros)

Preparação

Pique a cebola finamente
esmague o atum com um garfo, e junte à cebola. Adicione maionese a gosto e os coentros

(eu coloquei tudo no precessador de alimentos)

Nota: esta receita foi-me facultada pela minha amiga Rosário e faz parte de uma brochura de petiscos, que ela obteve num workshop sobre alimentação que aconteceu no seu local de trabalho

Bolo de laranja do livro de David Leite

"river" (Joni Mitchell) cantado por cantores portugueses

*-* -*-* -*-* -*-*

Para mim, como sabem, o bolo de laranja tem sido sempre o da tia Rosa, minha mãe. No entanto, estou sempre aberta a novas experiência e foi o que aconteceu quando a Helena me falou do bolo de laranja do David Leite
Este bolo de laranja é um bolo que também fica grande e é ligeiramente húmido.
Deixo aqui a receita que tirei da Sabores de Canela e acrescento as minhas alterações.

Bolo de Laranja

Ingredientes

4 ou 5 laranjas de umbigo ou Baía
3 e 1/2 chávenas de farinha de trigo
1 1/2 colher de chá de fermento em pó (deitei uma colher)
1 3/4 colher de chá de sal
5 Ovos grandes
3 chávenas de açúcar( a Helena usou 2 e eu usei duas e meia)
1 1/2 chávena de azeite virgem extra  suave
Açúcar pulverizado



Preparação

Coloque uma grelha  na posição média do forno e remova todas as outras. Seleccione a temperatura 180º C e unte uma forma com o diâmetro de 28 cm (o bolo é grande).
Rale a casca de 3 laranjas e esprema o sumo de 4 para encher uma chávena e meia, se não for suficiente  esprema a quinta. Reserve.
Numa taça coloque a farinha, o fermento e o sal e reserve.
Na taça da batedeira fixa bata os ovos em velocidade média alta durante um minuto (eu separei as gemas das claras adicionando estas, depois de batidas em castelo, no fim da mistura), findo o qual junte o açúcar. Bata durante 3 minutos até obter um creme esbranquiçado e volumoso.Adicione a farinha e o azeite intercalados começando e acabando na farinha, em velocidade baixa.
Junte o sumo e a raspa de laranja até obter uma massa uniforme. Transfira a massa para a forma e leve ao forno cerca de uma hora(este cozeu em 40 minutos). 
Se durante a cozedura o topo começar a ficar queimado tape com uma folha de alumínio. Retire e deixe repousar 15 minutos. 
Desenforme em cima duma rede metálica e deixe arrefecer completamente. Coloque-o num prato de servir com uma redoma e esconda-o durante a noite. Antes de servir polvilhe com açúcar em pó.

Presunto com grissinos

Não sei como é convosco mas, por vezes, estamos sem grande tempo e há ideias que resultam visualmente muito bem. É o caso desta receita, que não é mais do que uma ideia, que encontrei "sin salir de mi cocina" e que foi um dos contributos para um almoço entre colegas.

presunto com grissinos


ingredientes
  • presunto de cortados às fatias finas
  • grissinos (eu optarei pelos mais finos)

Preparação

Enrola-se as fatias de presunto à volta dos grissinos e... ... saboreia-se com um bom vinho durante

Marmelada, de marmelo

A época dos marmelos está a chegar ao fim e, embora eles não fizessem parte da minha lista de compras, decidi comprar alguns para fazer a marmelada.

Não sei como fazem a vossa, mas a minha é feita assim:

  1. lavar muito bem os marmelos
  2. cortar em quartos e retirar a parte de dentro, o caroço (mantenho a casca);
  3. cortar em pedaços uniformes
  4. colocar numa panela e levar ao lume, cobertos de água
  5. quando estiverem cozidos, escorrer a água
  6. pesar os marmelos
  7. colocar o mesmo peso em açúcar (eu coloco menos)
  8. Triturar tudo e levar ao lume até fazer ponto estrada
  9. colocar em caixinhas para se ir saboreando sempre que possível 








Um bolo de Chocolate XXXL - para festejar

De uma forma rápida, de quem anda sempre a correr com as azafamas da vida, a minha prima passou-me para as mãos o convite para o aniversário do meu tio. De imediato ofereci-me para fazer o bolo e só depois perguntei quantos iríamos erguer as taças. Confesso que, perante a resposta, fiquei entre o muito entusiasmada com o enorme desafio e o "ai meu Deus... será que sou capaz??!!"
O planeamento começou de imediato. E, foi deveras interessante sair do supermercado com um carrinho das compras completamente cheio, só com os ingredientes que manuseei durante o dia de férias, reservado para me dedicar a esta tarefa... ...afinal não é todos os dias que um tio comemora 85 anos!
A receita escolhida é uma que tem já tem a aprovação da família e que podem ler aqui. Quanto às quantidades, multipliquem por oito!
Espero que tenham oportunidade de ter uma experiência idêntica, é muito gratificante poder participar na festa e em família.
...
P.S.: Com todo o entusiasmo e transporte esqueci-me de comprar velas! (mas a festa não poderia perder-se: haja criatividade!! (digam lá se as velas não estão à altura do bolo?!)


foto de Margarida Catroga
                                                                                          foto de Margarida Catroga