Biscoitos de limão e courgette

Vou de férias, graças a Deus, mas deixo estes biscoitos para saborearem e, também, algumas coisinhas agendadas J

Com a partilha, todos ficamos mais ricos. A Ameixinha Seca partilhou connosco uns biscoitos maravilhosos que tinha visto na Tia Martha   e eu agora estou a reafirmar que realmente estes biscoitos são muito bons .
Acordei a pensar que era domingo, não iria ter oportunidade para sair, mas iria fazer algumas das coisas que tinha em mente.
Levantei-me, continuei embrulhada nos meus pensamentos e, neles,  o som da campainha, que normalmente oiço no final das tardes de domingo, soou, foi assim como uma confirmação que tinha de colocar como prioritária esta tarefa culinária…
Estes biscoitos têm dois ingredientes relacionados com o meu tio Diamantino: a farinha de milho e as courgettes.
Lembro-me sempre da minha mãe me pedir uma faca para partir o pão de milho ao meio, para assim o dividir com o cunhado….
- ”mais ninguém gosta de pão de milho, senão nós dois!” – dizia a minha mãe enquanto embrulhava o pão e nos pedia, a mim ou ao meu pai, para irmos à tia Adelaide,  antes de eles começarem a almoçar…
As courgettes... levam-me a outras memórias, às do  hobby do meu tio, sempre com o apoio da família, nomeadamente das minhas primas, e sobretudo, o som da campainha ao domingo, outro dom que eles têm, o da partilha... sempre gostaram de partilhar os produtos da terra com os familiares e amigos mais próximos.

Aqui fica a receita:
Ingredientes:

  • 115 g de manteiga (utilizei sem sal)
  • 1 chávena de açúcar em pó
  • 1/2 colher (chá) extracto de baunilha
  • 1 colher (chá) de zest de limão (utilizei raspa de limão)
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1 chávena de farinha
  • 1/2chávena de farinha de milho fina
  • 1 courgette média, ralada finamente (cerca de 1 chávena)


Preparação:
Pré-aqueça o forno a 160ºC. Numa tigela grande misture a manteiga e o açúcar com uma colher de pau até obter uma mistura pálida e fofa.
Adicione a baunilha, limão e sal. Junte as farinhas e misture até ficar tipo areia grossa. Adicione a courgette e misture até que se forme uma massa espessa. Coloque colheradas (utilizei a colher de chá, não sei se não deveria ter feito colheradas mais pequenas) da massa num tabuleiro, separadas, e coza até ficarem levemente douradas, cerca de 25-30 minutos.
Deixe arrefecer completamente sobre uma grelha e guarda numa caixa hermética.
P.S.: Já telefonei à fiel transportadora da courgette para que, neste final de tarde, toque à campainha e leve estes biscoitos para o café... a partilha é isso mesmo... dar e, sem esperar nada em troca, receber.
os Parabéns não são pelo aniversário mas pela boa colheita

8 comentários:

  1. PARABÉNS ESSES BISCOITOS FICARAM LINDOS.
    BOAS FÉRIAS, APROVEITE BASTANTE.
    BJS

    ResponderEliminar
  2. Mané, boas férias. Divirta-se! Beijocas, Adriana.

    ResponderEliminar
  3. Mané, que palavras bonitas! Recordar familiares queridos é sempre tão bom :) Ainda bem que gostaste da receita da Tia Martha!

    ResponderEliminar
  4. Para começar, gostei da foto das bolachinhas, depois, adorei o texto! Boas férias!
    Beijinho
    http://osdiasdanossavida.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Os biscoitos ficaram mesmo apetitosos!

    Boas férias.

    ResponderEliminar
  6. Estes biscoitos também me ficaram debaixo de olho! As fotos e o texto estão lindos. Um beijinho e boas férias.

    ResponderEliminar
  7. A partilha é das melhores coisas que há na vida...!!Muito lindo o texto, Mané :)
    Gostei muito destes biscoitinhos, estão deliciosos!
    Boas férias e tudo de bom!
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo comentário:)
Se só pode optar pelo perfil "anónimo" por favor assine.
Obrigada
:):)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...