Queijada de Sintra

"Sr. Redactor do Diário de Noticias:
...
Há três dias que eu vinha dos subúrbios de Sintra em companhia de F..., um amigo meu, em cuja casa tinha ido passar algum tempo
Montávamos dois cavalos que F... tem em sua quinta e que deveriam ser reproduzidos em Sintra por um criado que viera na véspera para Lisboa.
Era ao fim da tarde quando atravessámos a charneca.
A melancolia do lugar e da hora tinha-se-nos comunicado, e vínhamos silenciosos, absertraidos da paisagem, caminhando passo a passo.
A cerca de meia distância do caminho entre S Pedro e o Cacém, num ponto em que não sei o nome porque tenho transitado pouco naquela estrada, sítio deserto como todo o caminho através da charneca, estava parada uma carruagem.
......."
O Mistério da Estrada de Sintra

O mail da Fátima levou-me a Sintra, à "Casa do Preto" e a Eça, tudo isto sem sair de casa!
Aqui fica a receita desta amiga, escrita num depenicar de teclas.... (nem o facto de ter partido um braço a impediu de nos deliciar, quem a conhece sabe que ela é assim).

O meu, público, OBRIGADA e os votos de boa recuperação JJ.

Queijada de Sintra


ingredientes:
  • 1 base de massa quebrada;
  • 4  queijos frescos (ou 2 grandes);
  • 250g açúcar;
  • 60g de farinha com fermento;
  • 2 colheres de chá de canela;
  • 4 gemas
Preparação:

Picar os queijos com um garfo, juntar o açúcar, as gemas e a farinha. Colocar todos estes ingredientes num liquidificador, ou misturar com a varinha mágica.
Deitar o preparado sobre a massa quebrada que, anteriormente, foi colocada numa forma e picada com um garfo.
Vai ao forno, a 180ºC, durante 20 minutos, ou até ficar tostadinha.

Digo-vos que fica e é uma maravilha, digo eu e todos quantos a provaram!

13 comentários:

  1. Por acaso é um excelente livro esse! Como todos os do Eça! Adorei ver o excerto acompanhado dessa deliciosa receita de queijadas! Parabéns!

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Esta tarte é mesmo boa, já provei, uma colega minha deu-me a receita e gostei.

    Beijo
    Maria José

    ResponderEliminar
  3. Olá Mané!
    Ficou com um aspecto delicioso! São tão boas as queijadinhas de Sintra! Esta em tamanho XL está maravilhosa... e trouxe boas recordações :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Ficou perfeita! Já ando há que tempos para fazer uma queijada de sintra, é tão bom :) Vamos ver se experimneto a tua, que está mesmo linda.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  5. Hola, estupendo dulce.
    Ya me he hecho fan.
    Un abrazo.
    Margot

    ResponderEliminar
  6. Ai Mané esta queijada está com um ar deliciosamente tentador!
    Beijinhos doces

    ResponderEliminar
  7. Obrigada São, Obrigada Luisa. Ficou óptima vos garnto
    :)

    Sim Isabel, é um livro para ler ou reler nas fériAs :)

    Pois Maria José, eu tb pretendo repetir :)

    Sofia o tamanho XL e a simplicidade é votos a favor :) :)

    Então Ginja já fizeste a quijada??

    Olá Margot
    Obrigada pela visiat e por teres ficado seguidora
    :)

    Beijinhos a todas

    ResponderEliminar
  8. Olá Intrusa
    Que bom teres aparecido
    Vens mesmo a tempo de comer uma fatia, todas as outras já saborearam e gostaram
    Beijinho :)

    ResponderEliminar
  9. Que delícia de queijada. E gostei de recordar o nosso primeiro policial. Mas, quanto a mim, nada bate o episódio das queijadas do Cruges n'Os Maias:) A tua queijada ficou linda. Fiquei com vontade de experimentar. Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Mané, muito boa essa receita. Deve ficar realmente deliciosa. Abraços, Adriana.

    ResponderEliminar
  11. Ilídia, Boa tarde
    è realmente muito boa esta queijada, experimenta e depois diz
    :)

    Oi Adrana
    Experimenta, vai ver que vai repetir
    Abraço também
    :)

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo comentário:)
Se só pode optar pelo perfil "anónimo" por favor assine.
Obrigada
:):)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...