Bolo Rainha - receita de Clara Sousa

Já vos referi que foi a autora de "A minha cozinha" que me fez sair do sofá este Natal. Nestes primeiros dias do ano, porque o Dia de Reis está a chegar, só posso sugerir-vos que arregassem as mangas e façam esta deliciosa receita de Bolo Rainha (o resultado foi aprovado por todos que o provaram sendo até apelidado de gourmet)

Bolo Rainha


A Clara Sousa refere, na sua receita, que o custo previsto é de 13€  e acrescenta que o que encarece o bolo são os frutos secos, que só por si representam 9,9€. Confesso aqui a minha paixão por pinhões, dos frutos secos é este que eu gosto mais mas, depois de ver o preço não saí à rua para os colocar  - o bolo ficou delicioso na mesma e o custo foi decerto inferior a 13€


ingredientes: 
  • 70g de açúcar em pó
  • casca de 1 laranja
  • casca de 1 limão
  • 130ml de leite
  • 70g de manteiga ou margarina
  • 3 gemas + 1 gema para pincelar
  • 10g fermento de padeiro seco (2 saquetas da Vahiné de 4,6g ou 1 da Fermipan/Dr Otker/Ramazzotti de 11g)
  • 25ml de sumo de laranja
  • 40ml de vinho do Porto
  • 420g de farinha
  • 1 pitada de sal
  • 100g de pinhões (não coloquei)
  • 100g de amêndoa sem pele
  • 100g de noz

Preparação 

Comece por levar o leite com a manteiga ao lume - desligue o lume quando aquecer e a manteiga começar a derreter. 

Na taça do robot com o acessório de massa em forma de pá, misture o açúcar em pó com as rapas dos citrinos. Junte a mistura de leite e manteiga, ainda quentes, e deixe misturar uns segundos. 

Sempre com a máquina a mexer junte as gemas, o fermento, o sumo de laranja, o vinho do Porto e misture por mais alguns segundos. 

Logo a seguir, junte a farinha a pouco e pouco e finalmente a pitada de sal.

Mude o acessório para o de bater massa (fino e torcido) e deixe bater durante 3 minutos a velocidade média ou média/baixa. Verifique se a massa não cola às paredes da taça; se sim, junte um pouco mais de farinha até que ela descole. 

Tape a taça com película aderente e deixe a massa levedar para o dobro.


fonte: aqui 

15 comentários:

  1. Sou muito mais apreciadora de bolo rainha, do que bolo rei por isso não me importava nada de ir roubar uma fatia porque ficou com óptimo aspecto :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. Bom dia Mané,

    O teu bolo está lindo, certamente delicioso e não perdeu nada com a falta dos pinhões (que também adoro) !

    O Bolo Rainha também faz as minhas delicias, apesar de que também gosto imenso do Bolo Rei ! :)

    Beijinhos, Feliz 2013 !

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Esse bolo ficou lindo e tem um interior delicioso.
    Neste momento estou a tomar café e uma fatia desse bolo vinha mesmo a calhar.
    Bom fim de semana
    bjs

    ResponderEliminar
  4. Que delicia. Vinha a calhar uma fatia para o pequeno almoço, excelente aspecto!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Adoro bolo rainha e este ficou excelente. Beijocas

    ResponderEliminar
  6. O teu bolo ficou com um interior fantástico, que delícia!

    ResponderEliminar
  7. Mané, eu tenho a dizer que o ano passado experimentei fazer um e... foi um desastre. Ficou saboroso, mas demasiado maçudo. De modos que desisti.
    Este teu parece-me tão perfeito e macio... talvez deva experimentar novamente.
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  8. Uma excelente opção ao bolo rei, que pessoalmente não aprecio por causa das frutas cristalizadas!
    Optimo aspecto!

    beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  9. Olá querida Mané:)
    O teu bolo Rainha ficou digno de uma mesa de Reis!! Adoro a cobertura douradinha e essa fatia bem que podia ser já o meu lanche!
    Linda, desejo-te um Feliz Ano Novo, com tudo de bom para ti e para os teus, muita saúde, alegria e amor:)
    Um grande beijinho e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  10. Deve ser uma delícia, também me ficou debaixo do olho;) Gosto muito mais deste que o rei;) beijinho

    ResponderEliminar
  11. Querida Mané,
    Vim desejar-te um 2013 muito feliz e deparo-me com esta maravilha!
    Vi no facebook da Clara de Sousa este bolo e apeteceu-me fazê-lo, mas ainda não me atrevi por não ter uma boa batedeira, uma tendinite está a deixar-me sem poder amassar à mão!
    Agora confirmo que a receita é mesmo boa o teu ficou fantástico!
    Não queres participar no passatempo de aniversário do "Tentações Sobre a Mesa"?
    Bjs

    ResponderEliminar
  12. Gosto muito mais de bolo rainha do que de bolo rei (não aprecio fruta cristalizada). Tal como tu, este ano também dei por mim a olhar, escandalizada, para o preço dos pinhões. Cada vez mais, temos de trocar ingredientes mais caros por outros mais económicos. E, no fim, as receitas ficam saborosas na mesma. Haja imaginação.
    Um beijo de bom fim de semana,
    Ilídia

    ResponderEliminar
  13. Eu adoro bolo rainha, prefiro ao bolo-rei. Adoro frutos secos, mas realmente os pinhões andam carotes. Nunca tinha reparado até este ano o preço deles!
    E tu mesmo não os usando obtiveste um bolo de sonho, para dias felizes e doces. Ficou perfeito e imagino o cheirinho com as raspas de citrinos e o toque do vinho porto.
    Um beijinho querida e Bom Ano!

    ResponderEliminar
  14. uiui ele esta 5* e o interior mt bonito gostei mt bjs e um feliz ano

    ResponderEliminar
  15. Gosto mto de bolo rainha, o rei não vai mesmo!!!
    Ando pra comprar esse livro, tem receitinhas mesmo boas :)
    Um novo ano excelente
    beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo comentário:)
Se só pode optar pelo perfil "anónimo" por favor assine.
Obrigada
:):)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...