Salame para o Dia Mundial do Chocolate

Não concordo nada com esta coisa dos “Dia de”, quando gostamos de uma coisa ou de alguém todos os dias são “Dia de”, todos os dias são especiais, sejam eles 26de Maio ou não! E, do chocolate eu gostoJ.
O chocolate é especial, leva-nos de lés a lés, à volta do mundo. Passo a explicar.
Desde miúda que me lembro do Salame, embrulhadinho em prata. Lembro-me das nossas gargalhadas, enquanto o saboreávamos, e dos nossos lábios debruados a castanho.
Esta receita de salame fui buscá-la a outra Miúda, já que deste magnifico blog só consigo fazer as coisas de criança e como uma criança.
Mas este salame têm um toque carinhoso de Brasil  e, sem ele, não era possível ficar tão bom.
Depois…também têm um toque português, o do Vinho de Favaios, vinho que tem o condão de unir continentes.
receita original, tem os meus comentários em itálico.

Salame de chocolate


Ingredientes:
  • 800 g de bolacha(tipo "Maria") moída  -  julgo que a nossa bolacha Maria tem uma massa diferente da fabricada na Rússia, portanto não coloquem toda de uma vez. Julgo mais prudente retirarem uma porção, adicionando só se for pertinente.
  • 1 lata de leite condensado (385 g) – a lata que utilizei tem 378g
  • 200 g de manteiga derretida e fria
  • 200 g de castanha de caju – utilizei Castanha do Pará
  • 50 g de cacau em pó – utilizei o Magro
  • açúcar em pó para polvilhar – não utilizei
*se desejar, pode adicionar 1-2 colheres de sopa de conhaque, rum ou licor (por exemplo, de amêndoa, de chocolate ou de café) – utilizei Vinho Favaios

Preparação:
  1.  Picar grosseiramente a castanha de caju (utilizei castanha do Pará).
  2. Misturar a bolacha moída, o leite condensado, a manteiga derretida (e fria), a castanha de caju  (neste castanha do Pará) e o cacau em pó amassando tudo muito bem até estar tudo bem ligado. 
  3. Dividir a massa em 2-3 partes iguais e enrolar cada parte em forma de salame (dividi em quatro).
  4. Envolver cada parte em papel alumínio ou em película aderente. E colocar no frigorífico cerca de 1-2 horas.
  5. Envolver em açúcar em pó e cortar em fatias grossas (não coloquei açúcar em pó).


P.S1.: Esta é a minha participação no desafio do Pecado da Gula (sei que não vou ser premiada, não foi por isso que participei. Mas, se for, por favor reverte o meu prémio para o "Sabor com Letras", já que eu estou deste lado do Oceano


P.S2.: Acabei de receber um mail do Pecado da Gula a referir que este post foi o vencedor (e eu que estava incrédula... ...). Tal como referi o prémio deverá reverter a favor do Sabor com Letras. Muito Obrigada  Akemi (01 de Abril de 2012)


P.S3 Este foi o cestinho que ganhei, que ganhou a Adriana, Sabores com Letras

25 comentários:

  1. Mané, muitíssimo obrigada pela sua participação! Este salame deve ter ficado delicioso com o toque do vinho! E já registrei para onde enviar o mimo caso seja premiada! Lindo gesto! Bjss e um ótimo domingo!

    ResponderEliminar
  2. humm adoro salame o teu ficou 5* deferente daquele que se faz adorei bjs e boa sorte

    ResponderEliminar
  3. Querida Mané, fico muito feliz em saber que você experimentou a receita!E que você gostou do resultado! =) Com o vinho e castanhas do pará o salame fica ainda mais delicioso, sem dúvida! =)
    Eu peço desculpa, não percebi o que posso fazer para apoiar você no desafio. Faria isso com muito prazer, Mané! Espero que me explique um pouco melhor. =) Mais uma vez desculpa!
    Beijinhos***

    ResponderEliminar
  4. Adorei,Mané! Obrigada pelo carinho, afeto e delicadeza de sempre. Beijocas, Adriana.

    ResponderEliminar
  5. ADORO SALAME DE CHOCOLATE E ADOREI O TEU , FICOU LINDO DEMAIS.
    BEIJO

    ResponderEliminar
  6. Ficou uma delicia com toda a certeza.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Olá querida Mané:)
    Eis duas coisas que adoro, salame de chocolate e vinho favaios! Ambos cheios de boas memórias...! Conseguiste transmitir uma imagem fantástica com as tuas muitas gargalhadas e lábios debruados a castanho, julgo que algures nas minhas recordações encontro qualquer coisa semelhante e foi bom viajar até lá:) Gostei muito do teu salame combinado com o fantástico favaios e com as castanhas do pará, ficou bem bonito e acredito que muito delicioso!
    Beijocas e boa semana:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A infância tem recordações destas, boas/deliciosas de recordar.
      Beijinho

      Eliminar
  8. Oh Mané... e quem é que não adora Salame???!?!?!
    E esta versão com castanha de caju - que eu simplesmente adoro - deve ser verdadeiramente magnifica!!!
    :D

    ResponderEliminar
  9. Que rico, a mi también me gusta el chocolate, viva el chocolate!!!
    BESITOs

    ResponderEliminar
  10. Mané,
    para mim qualquer dia poderia ser Dia do Chocolate! :)
    Este salame é diferente do habitual, e parece ser delicioso e super guloso.
    Já fiquei com vontade de roubar uma fatia para o meu lanchinho.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  11. Tem um aspecto o teu salame e diferente do habitual salame deve ficar uma maravilha, já levo a tua receitinha (espero que não te importes ;)) para usar na próxima vez que fizer salame..beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Olá,
    Têm um aspecto absolutamente delicioso!!

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  13. Que belo salame... ai adoro! Ainda por cima caseiro... que tentação!

    Beijinhos MissB
    http://arcoirisnacozinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo comentário:)
Se só pode optar pelo perfil "anónimo" por favor assine.
Obrigada
:):)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...