Tarte de Alho Francês e Salmão

Hoje estou verdadeiramente zangada com o Mel... ...partiu-me uma terrina centenária!!!
E, embora já tivéssemos uma conversa MUITO séria, ainda estou aqui a deitar fumo.
Aceitei as suas desculpas mas estou rs rs rs rs rs rs rs



Valeu-me esta tarte para me alegrar um pouco...

tarte de alho francês e salmão
inspiração: sabor intenso



Ingredientes para 8 fatias:

  • 1 base de massa quebrada para tartes
  • 3 partes brancas de alho francês cortado em rodelas
  • 600g de filetes de salmão cortados em cubos
  • 60g de manteiga
  • 4 ovos
  • Meio litro de molho bechamel
  • Sal q.b.
  • Pimenta q.b.


Preparação

1. Tempere o salmão com sal e misture.

2. Num tacho, leve ao lume metade da manteiga. Quando estiver derretida, junte o alho francês.
Mexa e deixe cozinhar em lume moderado durante 10 minutos.

3. Numa frigideira, leve ao lume a restante manteiga e deixe aquecer. Junte os cubinhos de salmão e mexa.
Deixe apenas ganhar um pouco de cor e apague o lume.

4. Numa tarteira com fundo amovível, estenda a massa. Com a ajuda de escumadeira, coloque o salmão por cima da massa. Por cima do salmão, espalhe o alho francês.

5. Numa tigela, junte o molho bechamel com os ovos. Tempere com um pouco de sal e pimenta.
Bata tudo muito bem com uma vara de arames.
Espalhe por cima da tarte.

6. Leve a tarte ao forno pré-aquecido nos 170º durante 35 minutos, até ficar loirinha. Depois de cozida e desenformada está pronta a servir.

17 comentários:

  1. CALMA!!! Com certeza o Mel não fez por mal! Aposto que se ele soubesse que tinha estimação na terrina até lhe daria lambidelas :)
    Mas esta tarte veio em boa hora, porque de aspeto deixa água na boca. Aposto que deve estar excelente :P

    Beijinhos e festinhas ao Mel :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está bem Susana, eu vou tentar mas... rs rs rs
      (hoje entreguei os cacos a uma amiga que é super dotada na arte do restauro...

      Eliminar
  2. coitado do bichano, não fez por mal...
    deixa lá, eu restauro ... he he bis

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. pois é Aidinha, só tu para me fazeres ter uma luz de esperança nestes pedacinhos da "minha avó do céu"
      graças a deus que tenho amigos dotados :)

      Eliminar
  3. coitado do bichano, não fez por mal...
    deixa lá, eu restauro ... he he bis

    ResponderEliminar
  4. Ainda bem que tinhas um belo petisco para alegrar o dia.
    Um beijinho e bom domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) pois é Gisela :)
      beijinho (e a correr já está aí outro domingo...)

      Eliminar
  5. Tadinho do gatinho aposto que nao fez por mal!!! Essa tarte deve ter acabado com a tristeza ela esta super apetitosa...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. coitado do bichinho ele nao é por nada pois tb queria fazer a cozinha foi por isso rsrs adoro a tua tarte humm bjs bd

    ResponderEliminar
  7. O meu menino afilhado portou-se mal! Contei-te uma vez o Ezequiel partiu uma garrafa de vinho do porto daquelas super especiais do meu pai, e ele que nem gosta muito de gatos, ao Ezequiel perdoou, era o único gato que dormia ao colo dele. Que saudades.
    Esta tarte ficou linda!!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pronto... com o paralelismo que estabeleceste lá consigo ficar mais calma...
      o Mel dorme em cima de mim...

      Eliminar
  8. oh, eu acho que não conseguia ficar zangada com essa coisa fofa :))
    a tarte deve ser uma maravilha!

    ResponderEliminar
  9. Ficou linda e tem que ser deliciosa.
    Bjs, Susana
    Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2014/01/tronco-de-ano-novo-trunk-of-new-year.html
    https://www.facebook.com/Tertuliadasusy

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Susy, eu até que gostava de participar no teu passatempo (mas o tempo passa e eu não consigo....

      Eliminar

Obrigada pela visita e pelo comentário:)
Se só pode optar pelo perfil "anónimo" por favor assine.
Obrigada
:):)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...