O sabor, delicioso, das coisas simples

Quando uma ideia surge  e é fortemente firmada pelo coração, a montanha parece ser de pluma quando a colocamos em movimento!

Na hora do café, reparei que havia rostos novos olhei para a Eunice, de uma forma interrogativa, esta esclareceu-me que eram da Suíça. Sorri para as visitantes e continuei na amena cavaqueira enquanto saboreava o café e o bolinho de aniversário do pequeno Samuel. É muito frequente termos a alegria de sermos visitados, por isso não estranhei.
Mais tarde fiquei presa à história que trazia a Suíça até Portugal…
Cada uma das dez pessoas foi-nos apresentada, confesso que só decorei o nome da Nina, a simpática portuguesa que veio com elas e que traduzia para nós o porquê de estarem ali com tão contagiante alegria.
No cantão alemão da Suiça, na cidade de Kloten  a 15 Kms de Zurique, uma mãe aproveitava o café para partilhar com a Nina a sua angustia, a sua filha recusava, de uma forma sistemática,  as oportunidades que os pais estavam a oferecer-lhe, para passar umas férias diferentes com outros jovens. Enquanto ouvia o desabafo, daquela senhora que conhecia mas com quem não tinha grande intimidade, um torbilhão de sentimentos apoderou-se do coração da Nina, os seus pensamentos voaram até Portugal e, embora fizesse força para não demonstrar, a sua interlocutora apercebeu-se  que o seu pensamento não estava ali, parou o seu desabafo e quis firmemente saber o que estava a provocar aquela reacção…
Pedindo desculpa por,  momentaneamente , ter mostrado uma reação aparentemente fora de sintonia,  a Nina tentou concentrar-se no relato. Mas, o impacto do voo dos seus pensamentos foi tão forte que aquela mãe deixou de estar focada no que a angustiava e não descansou enquanto não soube o motivo que levava a sua interlocutora a ficar “inquieta”.
Havia quarenta crianças em Portugal que queriam tanto terem umas férias e, por total incapacidade financeira, não seria possível, para elas, poderem  brincar com outras crianças!
Aquela realidade, agora partilhada, “apagou” a angústia daquela mãe e, logo ali, começou a encontrar um caminho para a solução desta necessidade, falou com uma, com outra e com outra pessoa e, num toque que só Aquela varinha mágica pode dar, angariam fundos que fizeram chegar a Portugal e proporcionaram umas férias diferentes, as primeiras férias, a crianças portuguesas com uma história de vida que as levava a esta carência, entre muitas outras.

Agora aquela mãe olhava para nós e afirmava, tendo muito presente a recusa da sua filha, que o seu coração, assim como o de todas as outras senhoras que viajaram com ela até Portugal, estava feliz. A certeza que tinham seguido o caminho determinado, tinha sido selada quando foram  contaminadas pelos sorrisos das crianças que corriam alegres no campo de férias que vieram visitar.
Estou certa que o futuro vai confirmar que estas férias foram uma marca na vida daquelas crianças mas também estou certa que aquelas senhoras ficaram marcadas, não só elas como todas as pessoas que estiveram no processo de concretização deste sonho.
Confesso que a envolvência do relato, que temo não ter conseguido reproduzir, foi tão forte que me deixou emocionada. Não pelo facto de se ter conseguido levantar uma determinada quantia, mas porque uma pequena partilha, de um facto pouco alegre, no intervalo de um café, tinha proporcionado, através de pessoas desconhecidas e a muitos quilómetros de distância, a alegria de tantas crianças e a emoção de cada um de nós.
Na verdade, Deus faz as coisas de uma forma muito especial. Nada, mas mesmo nada, é por acaso. Temos de estar atentos, não nos concentramos nas nossas angústias e decerto seremos contaminados por sorrisos que nos levam à felicidade.
Quando cheguei a casa continuei a deliciar-me com as coisas simples:

Costeletas de borrego

ingredientes:
6 costeletas;
2 dentes de alho;
1 folha de louro;
q.b. sal;
q.b. banha;
q.b. vinagre

Preparação:
Tinha deixado as costeletas  temperadas com o sal, os alhos, a folha de louro.
Coloquei, na frigideira, um pouco de banha e as costeletas lá dentro. Voltei-as, de um lado e de outro e retirei para um prato. Ao molho juntei, na frigideira, um cheirinho de vinagre, deixei apurar ligeiramente e voltei a colocar as costeletas na frigideira. Após breves momentos apaguei o lume.
Servi com uma saldada de alface com coentros, umas batatas fritas, que não fazia já nem sei há  quanto tempo e saboreei calmamente enquanto partilhava a história que tinha ouvid0 naquela manhã.
.J

7 comentários:

  1. Mane,
    Gostei muito dessa receita de borrego... As costeletas estão com um aspecto delicioso : )

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Mané, um post delicioso. Uma prova de que ainda há altruísmo, apesar de muitas vezes pensarmos o contrário. As coisas simples são mesmo as que nos fazem mais felizes. E poder proporcionar felicidade tem um sabor inigualável. Um beijo

    P.S.: As costeletas estão com um aspeto bem suculento.

    ResponderEliminar
  3. GOSTO TANTO DE BORREGO MAS CÁ EM CASA ELES NÃO GOSTAM .POR ISSO NUNCA COMO.
    ESSAS COSTELETAS FICARAM MESMO UMA DELICIA.
    BJS

    ResponderEliminar
  4. Disfrutar e valorizar estas coisas simples e estes gestos fazem-nos acreditar que podemos ser felizes sem precisar de muito mais...

    beijinhos!!

    ResponderEliminar
  5. Que texto lindo! Altruismo e poder proporcionar a felicidade de outros é do melhor.
    As costoletas estão com óptimo aspecto, só é pena eu não conseguir comer borrego desde os tempos de faculdade.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  6. Olá a todas :) :)
    Muito obrigada pelos comentários sobre esta história (não consigo escrever português moderno) verdadeira.
    Um abraço para cada uma de vós
    Bjs
    Mané

    ResponderEliminar
  7. Olá!

    Sou a Formiguinha:)

    Vim conhecer o teu cantinho e como adorei já estou a seguir-te.

    Obrigada pela visita:) Volta sempre!

    Bom fim-de-semana!
    Beijinhos da Formiguinha

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo comentário:)
Se só pode optar pelo perfil "anónimo" por favor assine.
Obrigada
:):)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...