É esta uma das poucas memórias que tenho presente, quando falamos das Ilhas, que não conheço.
Sei que os açorianos fazem pratos simples e muito gostosos, aliás já tive a oportunidade de saborear um, por isso não tive qualquer hesitação em fazer a sopa da Bisavó da Patrícia.
Descobri o "Receitas ao Desafio" através do blog da Ilidia e sugiro que lhes façam uma visitinha e depois comentem.
- um, generoso,ramo de salsa;
- 6 batatas (não utilizei courgette, logo fiz mesmo como a bisavó!);
- 1 cenoura grande;
- 1 cebola;
- 1 dente de alho;
- água
- Sal
Com excepção da salsa, cozem-se os ingredientes referidos depois tritura-se com a varinha mágica (como a minha varinha está com um som que adivinha doença grave, utilizei o liquidificador)..
Retira-se os caules da salsa e corta-se as folhas aos pedacinhos, com o auxilio de uma tesoura de cozinha. Junta-se ao preparado, leva-se ao lume e junta-se o azeite.
E... "straight to the point", como refere a Patrícia:
- uma sopa a repetir, sem qualquer dúvida;
- Açores, ilhas que estão na minha lista de viagens a fazer
Também vi essa sopa tão original! E quando puderes é uma viagem a fazer. Conheço só são miguel porque tenho lá uma amiga e adorei.
ResponderEliminarUm beijinho.
Sendo dos Açores só pode ser deliciosa essa sopa. Quando lá estive de férias comi sempre muito bem, quer em S. Miguel,no Faial, ou no Pico.
ResponderEliminarUm beijinho e bom domingo
Sim. é mesmo muito boa e original
ResponderEliminarBjs
Olá Mané!
ResponderEliminarVenho agradecer-lhe na primeira pessoa o facto de ter feito a sopa de salsa da minha bisavó. Fiquei feliz por ter gostado. A blogosfera propiciona-nos este intercâmbio fantástico de receitas e a oportunidade de comunicarmos com pessoas que veem na culinária um desafio e uma aprendizagem cosntantes. Tenho aprendido imenso e diversificado cá em casa os pratos que confeciono, o que eu acho ser só vantajoso.
Quanto a Vitorino Nemésio, não poderia ter escolhido melhor escritor, ainda mais porque é natural da ilha Terceira, onde moro.
Quando decidir vir cá terei todo o gosto em conhecê-la.
Um beijinho
Patrícia
Mané, amo sopas e quando fizer um friozinho do lado de cá do Atlântico com certeza vou experimentar. Beijos e boa semana.
ResponderEliminarFicou muito bem a tua também, bjokitass
ResponderEliminarMané,
ResponderEliminarGosto muito de sopinhas... E essa esta com um aspeto delicioso : ) Gostei muito da receita.
Beijinhos
Não quero morrer sem ir aos Açores pois o marido esteve lá na tropa e só me diz coisas lindas da ilha, é uma viagem para fazer mal tenha oportunidade...Adorei a receita desta sopinha que só pode ser deliciosa...
ResponderEliminarbeijinhos!!
Obrigada, Patricia, pelo rasgado comentário. ERu também tenho aprendido imenso e esta sopinha é um excelente exemplo disso
ResponderEliminar:)
Obrigada Bélinha
Olá Catarina. Não é só o aspecto...é mesmo deliciosa (Experimenta)
Então Mariana...porque não aproveitar o aniversário?!
Beijinhos