António Lobo Antunes, dizia, perguntando, perguntando-se:
"Eu tenho muito orgulho em ser português...custa-me horrores ver as lojas vazias... a venda do pão desceu 30 ou 40%, isto é admissível?!... Quem foram os malandros que provocaram isto ao meu país?
.....
mais tarde, aquele escritor, referia, num outro enquadramento que coloco também neste:
"Eu não tenho respostas, só tenho perguntas"
....
Foi na Padaria da Ana que fui desafiada, confesso.
Achei tão interessante esta ideia que aqui estou com uma ténue participação, neste dia que é cumulativamente o Dia Mundial da Alimentação e o Dia do Pão, segundo se refere no desafio que li.
Antes de partilhar convosco a minha receita quero reforçar o que a Ana disse no seu blog e que, no meu ponto de vista, não podemos nem devemos esquecer: "fazemos o pão e agradecemos o facto de termos em nossas casas comida suficiente".
A receita que aqui vou partilhar está no livro "Pão" de Joanna Farrow. Não utilizei a farinha que ali refere, porque não tinha em casa, logo os resultados não são iguais. No entanto, a que utilizei gerou um resultado muito apreciado por um bom número de pessoas que o saboreou ao café.
a receita original é esta:
ingredientes:
- 4 colheres de sopa sementes de papoila;
- 2 laranjas;
- 1 ovo batido;
- 50g de manteiga sem sal, amolecida;
- 425g de farinha de trigo T65;
- 4 colheres de sopa de açúcar mascavado claro;
- 1 1/4 colher de chá de fermento biólogico seco;
- 200g de figos secos (sem pés), cortados ao meio;
- 50g de laranja cristalizada picada (não coloquei);
- leite para pincelar (não pincelei)
- Torre ligeiramente as sementes de papoila numa frigideira seca. Raspe a casca e esprema o sumo de duas laranjas. Acrescente água ao sumo até prefazer 225ml;
- Tire a cuba da máquina, encaixe a pá misturadora. Coloque os ingredientes na tuba com excepção dos figos e da laranja cristalizada, segundo a ordem indicada.
- Encaixe a cuba na máquina e feche a tampa. Programe para um pão de 750g e escolha o programa "Normal". Escolha a cor da codega que prefere. Junte os figos e a laranja cristalizada qdo ouvir o primeiro sinal sonoro.
- Antes de começar o programa de cozedura, pincele a superficie da massa com leite e polvilhe com um pouco mais de sementes de papoila (não coloquei). Feche a tampa suavemte.
- Quando o programa acabar, tire a cuba da máquina e vire-a para saltar o pão. Ponha-o sobre uma rede e srva (pode barrar com manteiga ou comer simples)
Um pão perfeito Mané! Dá mesmo vontade de provar uma fatia.
ResponderEliminarUm beijinho.
ficou 5* parabens beijinhos e b domingo
ResponderEliminarObrigada Ginja
ResponderEliminarObrigada Isa
Bom Domingo para voces também
Pão de figos?? Só pode ser divinal, este tenho mesmo que fazer
ResponderEliminarUm beijinho
Que delícia essa receita. Deve ficar muito boa. Mané, há muitos anos náo como nada com papoula, pois aqui no Brasil é super complicado entrar, mesmo seca.. por conta da legislação... Ela é mais para enfeitar ou interfere no sabor da receita final?
ResponderEliminarConhecer alguém aqui e ali…
ResponderEliminarUm beijo da Nita.
De boa noite.
Que maravilha de pão, está mesmo fantástico!
ResponderEliminarMané,
ResponderEliminarFico tão feliz por tb participares! (as palavras n são minhas são da Zorra, eu só traduzi o convite para português,:)), mas é de facto a parte mais importante da mensagem e deste dia.
Embora n tenha MFP, gostei mesmo mesmo muito desta receita.Ando a pensar fazer pão com figos e n sei como acabo sempre com outra receita...
um enorme abraço e boa semana.
Looks great! Thank you for participating in World Bread Day 2011.
ResponderEliminarOlá Mané,
ResponderEliminaradorei este pão. Parece-me super delicioso.
Parabéns.
Um beijinho.