Atum com maionese, para pessoas ricamente simples


Na Tertúlia dos Sabores, fomos encorajados a  fazer uma receita com um leque bastante mais limitado de ingredientes do que aqueles  a que estamos habituados. Dizia a Moira  que pretendia festejar o seu 4º aniversário oferecendo receitas a uma amiga que abraçou um desafio nas  terras longínquas de Timor.

A história que ilustrava o desafio fez com que o meu pensamento voasse até à Ana, uma amiga que, ainda de grinalda, voou com o seu marido para terras de África abraçando um projecto multidisciplinar.
Sempre conheci a Ana com grande espírito de missão e foi reconfortante saber que ao seu lado tinha agora alguém que olhava na mesma direcção.
Ao longo dos anos fomos recendo notícias da Ana e do Pedro e foi bom vibrar com ela quando finalmente tomou um banho de chuveiro, mesmo que esse fosse o de um simples balde pendurado no tecto. Mais gratificante ainda foi ter a possibilidade de sentir a alegria do povo local quando finalmente pôde ver, após uma intervenção cirúrgica às cataratas, feita numa “sala de operações” muitíssimo improvisada.
Poderia continuar a contar as muitas histórias, que este engenheiro e esta educadora  de infância fizeram chegar até nós. Ilustro apenas mais uma, a da importância de um poço, numa terra sem água.
A missão da Ana e do Pedro, agora com a pequena Tabita e mais um bebé que está a chegar, chegou ao fim, naquele local de África. Mas, estou certa que logo, logo, eles irão estar num outro local, aqui ou em qualquer outra parte do mundo, respondendo ao Seu apelo e, com a mesma simplicidade enriquecedora, irão voltar a ensinar a pescar.
Não sei se a Ana alguma vez fez a receita que escolhi para a Moira oferecer à sua amiga. No entanto, ela chegou-me, talvez em 2007 ou 2008, pelas mãos da Alexandra, uma colega minha que tem um brilhozinho nos olhos sempre que fala nas suas origens moçambicanas, e esta receita tem feito o maior sucesso J

Atum com maionese (mousse de atum)


Ingredientes:
·         2 latas, grandes, de atum
·         2 a 3 batatas
·         Maionese (utilizei de compra mas a amiga da Moira,  tem óleo e ovos)
·         Azeitonas (é opcional mas, tenho esperança que a  Maria tenha levado uma latinha na sua bagagem)

Preparação
1.   Cozer as batatas, com casca;
2.   Abrir as latas de atum e deixar escorrer muito bem o óleo;
3.   Com um garfo, esmagar as batatas e também o atum;
4.   Amassar/misturar o atum com as batatas e juntar a maionese e as azeitonas, caso tenha;
5.   Colocar numa forma (ou outro recipiente, por exemplo o tacho) previamente untada com óleo;
6.   Desenformar e pode acompanhar com salada, caso tenha, com tostinhas ou com pãozinho

7 comentários:

  1. FICOU LINDO EU ADOREI E APOSTO QUE A MARIA TAMBÉM VAI GOSTAR.
    BOA SEMANA
    BJS

    ResponderEliminar
  2. Tenho dúvidas que ela consiga fazer maionese sem uma varinha mágica, mas pode ser que consiga :)

    ResponderEliminar
  3. Mais uma boa sugestão para a Maria! Muito bonito o resultado final, apetece mesmo meter o dedo :) A Maria já não vai ter monotonia à mesa com certeza.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  4. uma optima edeia ela vai adorar tenho a certza pois esta muito bom até para a mesa de Natal quem sabe beijinhos e parabens

    ResponderEliminar
  5. Adorei esta receita. Simples, com poucos ingredientes e uma belíssima apresentação. E gostei da história da tua amiga. Quando vejo estes exemplos, sinto-me tão pequenina. Há gente com um coração tão grande. Um beijo

    ResponderEliminar
  6. OLÁ AMIGA,
    VIM CONHECER O SEU BLOG ADOREI AS RECEITAS!

    BEIJOS.......

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo comentário:)
Se só pode optar pelo perfil "anónimo" por favor assine.
Obrigada
:):)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...