Perna de Carneiro, com o tempero do Cabrito da Chefe Justa

A minha mãe, nos seus 92 anos, não perde uma leitura das revistas.  E, se lhe perguntarem quem casou, divorciou ou namora com... ... ela responde sem qualquer hesitação! Se pensarmos que isto, nos tempos que correm, são informações que estão a ser actualizadas com uma frequência que obriga a alguma ginástica mental... ... 
Ao contrário da minha mãe confesso que, embora seja capaz de as folhear, não tenho grande paciência para  revistas social light, tanto mais que me sinto uma perfeita ignorante, quando se fala de determinadas pessoas como obviamente conhecidas do mais comum dos mortais e eu, que sou muito melhor em  caras do que em nomes, olho para as várias fotografias e não me lembro de as ter visto alguma vez  mencionadas!
Esta semana, como em todas as semanas, comprei mais uma das revistas e, enquanto a minha mãe  estava a vê-la, reparei numa mesa apelativa e uma cara que identifiquei de imediato, a da Chefe Justa. Num dos cantinhos daquela  página podia-se ler, em jeito de nota, duas receitas e a do Cabrito  Assado despertou o meu interesse.
Cabrito não tinha, nem iria comprar, mas a perna de carneiro aguardava tempero... foi assim que nasceu a

Perna de Carneiro, com o tempero do Cabrito da Chefe Justa



ingredientes
  • 1 perna de carneiro
  • 8 dentes de alho
  • 2 folhas de louro
  • 2 laranjas (sumo)
  • 2 copos de vinho branco
  • colorau
  • azeite
  • margarina
  • 2 pezinhos de alecrim
  • 4 pezinhos de salsa
  • batatinhas pequenas para acompanhar
Preparação

Tempera-se o carneiro com todos os ingredientes mencionados (os alhos são muito picadinhos) e deixa-se a marinar por umas horas (eu deixei de um dia para o outro). 
Depois de marinar leva-se ao forno a assar.
Acompanhei com batatas assadas, também poderia ter acrescentado cebolinhas.

Estava uma delicias, dizia a receita que é um sabor de Trás-os-Montes

16 comentários:

  1. Parabéns para sua màe que tem paciência de ler as revistas eu pego uma revista e já desisto,o carneiro deve ter ficado delicioso beijos para vc e para sua màe

    ResponderEliminar
  2. Que bonita idade tem a tua mãe Mané.
    Não sou apreciadora de carneiro, mas gostei da preparação, quem sabe para fazer com uma pernoca de perú;)
    Beijinhos e uma boa semana.

    ResponderEliminar
  3. A tua mãe gosta de se manter informada, acho muito bem :)
    Eu não sou nada de revistas cor-de-rosa, mas confesso que quando vou a alguma consulta ou cabeleireiro que tenho curiosidade em espreitar.
    Este tempero com laranja e alecrim parece bastante aromático!
    Eu é que não como carneiro, nem cabrito, nem borrego (na faculdade deixei de comer certas carnes...). Mas parece-me bem.
    Um beijinho grande querida Mané.

    ResponderEliminar
  4. Manuela, já somos duas, nunca compro revistas dessas, mas sempre que vou a casa da minha sogra elas estão lá. Eu bem as folheio e leio, mas nunca sei de quem falam, não conheço ninguém daquela gente.
    Já esta receitinha não me passaria despercebida, parece deliciosa.
    Um beijinho e amanhã temos um risoto para a festa

    ResponderEliminar
  5. Olá Mané :)
    É de louvar a capacidade de concentração de sua mãe. Eu confesso que não tenho paciência nenhuma para ler essas revistas... só mechericos ;) Já as revistas de culinária, essas dispertam-me a atenção. Mas também não as compro todas, senão teria que acrescentar a casa :)
    Nunca preparei cabritos, nem borrego. São carnes que não me dispertam atenção nenhuma. Mas gostei muito dessa marinada. O sumo de laranja e o alecrim reinaram, aposto que o sabor era delicioso.

    Beijinhos e continuação de uma boa semana :)

    ResponderEliminar
  6. Que linda idade tem a tua Mãe.
    Adorei o assado, deve ter ficado muito bom.
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Mane que linda idade tem a mãe, e ainda com vontade de andar actualizada :) que te deu um jeito para fazeres esta receita :)
    Tem um aspecto muito bom este Carneiro.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  8. Que linda idade tem a sua mãe! Que maravilha deve ter ficado esta perna de carneiro!

    Bjs.

    ResponderEliminar
  9. Parabéns pela bela idade da tua mãe! Que encanto! E que bom ter uma filha assim a mimá-la ♥
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  10. Que delícia de pratinho pois ao contrário do que é comum prefiro o carneiro ao cabrito e o teu ficou bem douradinho como gosto. A tua mãe tem uma idade lindíssima e cheia de sabedoria :) beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Gostei imenso da tua sugestão, a carne parece bem suculenta e saborosa!

    ResponderEliminar
  12. Olá Mané:)
    Fazes muito bem em mimar e comprar as revistas que a tua mãe gosta, para ela se manter a par das novidades!:D E vês, como até deu jeito, olha que bela pernoca de borrego tão aromática e suculenta!! A tua fotografia ficou mesmo apelativa e já me atiçou a fome!!:)
    Beijocas!

    ResponderEliminar
  13. acabei de descobrir este blogue através do blogue da Gisela e estou a gostar muito do que vejo :) muitos parabéns! um beijinho

    ResponderEliminar
  14. Que bonita idade a da tua mãe! E a gostar de se manter actualizada, sim senhora :) Eu também não sou nada dessas revistas. Acho que não tenho curiosidade (nem paciência) em saber pormenores da vida de pessoas que não conheço, e que muitas vezes são até invenções das revistas. Mas valeu a pena olhar para a revista só pela ideia de tempero para o carneiro. :) Parece-me que ficou muito bom! Beijinho

    ResponderEliminar
  15. O teu texto podia ter sido escrito por mim, sabes? A minha mãe assina a Caras e eu folheio-a à procura das receitas :) A primeira receita do meu blogue, publicada faz hoje um ano (apesar de ter a data do primeiro ensaio, dia 3 :), foi da Caras. Umas almôndegas ótimas : http://maisacrequedoce.blogspot.pt/2011/04/no-inicio-era.html
    Já viste que coincidência? Exatamente um ano depois, estás aqui a falar de revistas cor de rosa :)
    Beijos

    ResponderEliminar
  16. ESSA PERNA ESTA UMA MARAVILHA COM UM ASPECTO TÃO BOM QUE ATÉ DÁ FOME.
    BJS

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo comentário:)
Se só pode optar pelo perfil "anónimo" por favor assine.
Obrigada
:):)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...