Bolo de courgette e nozes

Sete anos, já passaram sete anos!
Eu só que comecei a "folhear" o blog da Laranjinha talvez em 2008, 2009... lembro-me da sensação da descoberta: inicialmente foi a parte gráfica do blog que me prendeu a entrar, depois as receitas inesperadas, para mim, que me levavam a querer experimentar tudo. E, mais tarde, cativada pelo ar simpático que se sentia nas linhas que lia, conheci a autora do blog
Foi, um pouco, "empurrada" pela, agora, autora do livro "Cozinha para Dias Felizes" que criei este modesto cantinho é, também por isto, que não posso deixar de dar os meus alegres PARABÉNS à Isabel Zibaia Rafael pela sua caminhada que se sente estar a deixá-la feliz.
Para a festa trago um dos primeiros bolos que fiz e fotografei, o seu sabor e ingredientes despertaram toda a curiosidade nos familiares e amigos e o degustaram

Bolo de courgette e nozes






Ingredientes:
  • 3 ovos
  • 2 copos de açúcar
  • 1/2 copo de óleo
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 2 copos de courgette ralada com a pele (usei 2 courgettes)
  • 1 colher de chá de sal
  • 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 2 copos de farinha
  • 2 colheres de chá de canela
  • 100 g de nozes raladas
  • 10 metades de nozes picadas grosseiramente
  • raspa de um limão
Preparação:

1. Bater os ovos com o açúcar. De seguida adicionar o óleo e a baunilha. Mexer bem.

2. Adicionar a courgette ralada, o sal, o bicabornato, a canela, o fermento em pó e a farinha.

3. Juntar ao preparado as nozes raladas. Mexer. Adicionar as nozes picadas e a raspa de limão.

4. Colocar o preparado num tabuleiro, previamente untado com margarina.

5. Levar a cozer ao forno.


15 comentários:

  1. Que bolinho tão bom!! A courgette deixa o bolo húmido, é uma maravilha!

    Beijinhos e boa semana*

    ResponderEliminar
  2. Que aspecto delicioso tem este teu bolinho Mané e sendo uma receita da querida Isabel só podia ser perfeita

    beijokas e boa semana!

    ResponderEliminar
  3. Por mim está aprovadissimo, tal o aspeto guloso!

    ResponderEliminar
  4. Adoro a Laranjinha mas a Tia Rosa tb, ficaram lindos os quadradinhos!!! beijos

    ResponderEliminar
  5. Olá Mané,
    Eu conheci o "Cinco quartos de laranja" há cerca de 1 ano, e tenho desfolhado muitas páginas. Há dias encontrei lá "O bolo da Tia Rosa" e foi engraçado encontrar-te a ti ali sem esperar.
    Este é sem duvida um bolo bem diferente e de aspeto tentador!
    Aposto que é muito bom.
    Espero ir também à festa... ainda não sei o que vestir! :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Nunca fiz bolos com courgette,mas hei-de fazer.
    Este ficou uma verdadeira delicia.
    Boa semana
    bjs

    ResponderEliminar
  7. Adoro bolos com courgete! Este ficou lindo! E ja agora, continue por aí, adoro o blog!

    ResponderEliminar
  8. O bolo ficou lindo e com um interior que se adivinha bem fofinho e saboroso :)

    Óptima sugestão para um bom lanche.

    Beijinhos *

    ResponderEliminar
  9. nunca fiz mas esta esta com um aspceto mt bom que da vontade de o fazer bravo bjs

    ResponderEliminar
  10. Uma escolha fabulosa, pois este bolo é magnífico!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  11. Querida Mané, obrigada pela ótima receita! Eu adoro bolos com courgette, pois ficam bem macios e molhadinhos por dentro, é o que gosto muito)). O teu bolo ficou tão lindo! Estes quadradinhos maravilhosos deixam-me com água na boca!)))
    Beijinhos grandes***

    ResponderEliminar
  12. Eu adoro bolos com curgete Mané e adoro o blog da Laranjinha!
    Uma coisa tão simples como um bolo e um blog cheio de receitas boas como o dela e o teu são motivos para sorrirmos e ficarmos felizes (ainda falando sobre o vídeo acima).
    Ficaram lindos esses quadradinhos!! Quero um !! :)
    Beijinhos querida.

    ResponderEliminar
  13. Amo este bolo, é o meu preferido, e passo a receita a todas as minhas amigas mas o meu filho é Vegan o que posso usar para substituir os ovos, obrigada

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo comentário:)
Se só pode optar pelo perfil "anónimo" por favor assine.
Obrigada
:):)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...