Sopa de feijão carrapato

Ok…. podem chamar-lhe sopa de feijão verde, mas para mim é sopa de feijão carrapato, é assim que a conheço desde a minha infância e lembro-me da minha mãe passar muito tempo com a faca na mão a cortar o feijão para a sopa. 
Para mim esta sopa tem de ter dois ingredientes indispensáveis, um deles é a “ferramenta” para cortar o feijão.  Dado que não tenho o muito tempo para o fazer e porque gosto do feijão mais fininho do que o processo tradicional consegue, encontrei este método:

O outro ingrediente, ainda mais importante, é a segurelha, sopa de feijão carrapato sem segurelha…. não é bem a mesma coisa, mesmo quando se coloca um pouco de hortelã para substituir. Mas, a segurelha de que falo não é a do supermercado….essa não! A minha segurelha  tem a folha muito miudinha, deixa a casa toda perfumada e dá aquele gostinho à sopa



Ingredientes
  • 300g de feijão carrapato
  • 2 batatas médias
  • 1 a 2 cenouras
  • 1 cebola
  • 1 tomate maduro
  • 1 haste de segurelha
  • qb sal
  • qb azeite

Preparação
Leva-se todos os ingredientes a cozer, com sal, com excepção do feijão.
Lava-se o feijão, corta-se as pontas e tira-se o fio, se necessário e, depois, corta-se  finamente reservando, com a segurelha.
Depois dos legumes estarem cozidos tritura-se tudo muito bem com a varinha mágica e volta ao lume para levantar fervura e juntar o feijão, bem como a haste de segurelha e o azeite.
Quando o feijão estiver cozido retira-se a segurelha e serve-se a perfumada sopa.
A sopa da minha infância leva massa mas eu não coloco!

5 comentários:

  1. Mané, essa sopa de feijão deve ter cheiro de ternura, bonitezas que a gente tentar reproduzir à luz de uma cozinha afetiva. Beijocas, Adriana.

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia o termo feijão carrapato, mas essa sopa deve agarrar-se a nós tal como um carrapato :)

    ResponderEliminar
  3. Nunca tinha ouvido o termo fejão carrapato, para mim é novidade, agora a segurelha é muito usada nessa sopa, apesar de eu nunca ter experimentado.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  4. Não tenho a cerrteza absoluta mas creio que a expressão carrapato é da região saloia (eu sempre ouvi a minha mãe referir assim).
    Gisela tens de testar a segurelha (esta segurelha, não a do supermercado, acho que tb há para o Alentejo)
    beijinho Adriana, Ameixa e Gisela

    ResponderEliminar
  5. Mané
    Adoro esta sopa! Esta semana fiz uma parecida mas o feijão é diferente.
    Obrigada por teres falado com a Adriana é uma querida como tu.
    Um beijo

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo comentário:)
Se só pode optar pelo perfil "anónimo" por favor assine.
Obrigada
:):)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...