Ok…. podem chamar-lhe sopa de feijão verde, mas para mim é sopa de feijão carrapato, é assim que a conheço desde a minha infância e lembro-me da minha mãe passar muito tempo com a faca na mão a cortar o feijão para a sopa.
Para mim esta sopa tem de ter dois ingredientes indispensáveis, um deles é a “ferramenta” para cortar o feijão. Dado que não tenho o muito tempo para o fazer e porque gosto do feijão mais fininho do que o processo tradicional consegue, encontrei este método:
O outro ingrediente, ainda mais importante, é a segurelha, sopa de feijão carrapato sem segurelha…. não é bem a mesma coisa, mesmo quando se coloca um pouco de hortelã para substituir. Mas, a segurelha de que falo não é a do supermercado….essa não! A minha segurelha tem a folha muito miudinha, deixa a casa toda perfumada e dá aquele gostinho à sopa
Ingredientes
- 300g de feijão carrapato
- 2 batatas médias
- 1 a 2 cenouras
- 1 cebola
- 1 tomate maduro
- 1 haste de segurelha
- qb sal
- qb azeite
Preparação
Leva-se todos os ingredientes a cozer, com sal, com excepção do feijão.
Lava-se o feijão, corta-se as pontas e tira-se o fio, se necessário e, depois, corta-se finamente reservando, com a segurelha.
Depois dos legumes estarem cozidos tritura-se tudo muito bem com a varinha mágica e volta ao lume para levantar fervura e juntar o feijão, bem como a haste de segurelha e o azeite.
Quando o feijão estiver cozido retira-se a segurelha e serve-se a perfumada sopa.
A sopa da minha infância leva massa mas eu não coloco!
Mané, essa sopa de feijão deve ter cheiro de ternura, bonitezas que a gente tentar reproduzir à luz de uma cozinha afetiva. Beijocas, Adriana.
ResponderEliminarNão conhecia o termo feijão carrapato, mas essa sopa deve agarrar-se a nós tal como um carrapato :)
ResponderEliminarNunca tinha ouvido o termo fejão carrapato, para mim é novidade, agora a segurelha é muito usada nessa sopa, apesar de eu nunca ter experimentado.
ResponderEliminarUm beijinho
Não tenho a cerrteza absoluta mas creio que a expressão carrapato é da região saloia (eu sempre ouvi a minha mãe referir assim).
ResponderEliminarGisela tens de testar a segurelha (esta segurelha, não a do supermercado, acho que tb há para o Alentejo)
beijinho Adriana, Ameixa e Gisela
Mané
ResponderEliminarAdoro esta sopa! Esta semana fiz uma parecida mas o feijão é diferente.
Obrigada por teres falado com a Adriana é uma querida como tu.
Um beijo
Minha mãe e minhas avôs (tenho 71 anos e minha mão 91), usavam uma talista de toucinho nesta altura do ano já estava amarelo, um bocadinho de farinheira, e morcela(negrita) , dava-lhe um paladar especial parece imposivel ainda hoje falamos que sopa de feijão carrapato sem toucinho amarelo não é sopa, ehehe!
ResponderEliminar