Na receita original estes biscoitos chamam-se “Biscoitos da Helen”. Mas, para mim, se os designasse assim, a minha referência ia até Gales e ficavam, sorridentemente, ligados a uma amiga minha. Por isto estes biscoitos ficam aqui designados por “biscoitos d’A Rocha”.
No entanto, não quero retirar a autoria à voluntária Helen Baker que levou esta receita de Inglaterra até à Cruzinha, “trazendo um colorido diferente à vida do Centro”, “acrescentando novos desafios” de “experiências transculturais”, num dia em que, n’ ARocha, teve de cuidar dos miúdos entre os 6 e os 9 anos, .
Já aqui falei de reacções químicas na cozinha e ao ler, na página 70 do livro de culinária “Sabores com História e histórias com sabor”, editado pel’ A Rocha, reparo que esta receita também fez a alegria da pequenada pela espectacularidade que causou, quando começou a crescer rapidamente na panela.
Mas, estou aqui a falar d’ARocha, dos biscoitos e “das” Helen, de uma maneira ou de outra ambas têm afinidades com A Rocha, e não sei se algum de vós conhece esta ONG que nasceu em Portugal mas que, neste momento, está espalhada pelos quatro cantos do mundo...
É que, também temos de estar orgulhosos porque, “embora” A Rocha tenha nascido aqui teve, no corrente ano, um projecto seleccionado, entre mais de 50 mil, e foi reconhecida, pela União Europeia, como uma das 10 melhores organizações no âmbito do voluntariado ambiental.
Enquanto saboreamos estes biscoitos sugeria que cada um de nós pensasse como pode conhecer de perto A Rocha e, já que as férias se aproximam e, quem sabe, não podemos agarrar na máquina fotográfica e ir até lá fotografar pássaros, fazer voluntariado ou simplesmente conhecer a área onde desenvolvem o seu trabalho?!
Só mais uma informação, apetitosa…. diz, quem já saboreou, que a Paula Banza tem um mão muito especial para a cozinha e a sua fama já voou, de boca em boca, para os quatro cantos do mundo .
Para já começar vejam algumas fotos do local, aqui
Ingredientes
- 1 Chávena de farinha sem fermento
- 1 Chávena de coco ralado
- 1 Chávena de flocos de aveia
- ½ Chávena de açúcar amarelo
- 1 chávena de frutos secos aos bocadinhos (nozes, amêndoas, passas, figos, cerejas cristalizadas, amêndoas, caju, etc)
- 1 pitada de sal
- 75g de manteiga ou margarina
- 3 colheres de sopa de mel
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1 ovo (na receita original não tem)
Preparação
Coloque os ingredientes secos e as frutas numa tigela, misture.
Numa panela leve a manteiga com o mel ao lume, até ferver.
Coloque os ingredientes secos e as frutas numa tigela, misture.
Numa panela leve a manteiga com o mel ao lume, até ferver.
Quando começar a levantar fervera, junte o bicarbonato de sódio e quando a mistura começar a “subir” retire do lume. Deite na tigela e mexa até incorporar todos os ingredientes. Faça bolinhas achatadas e coloque-as num tabuleiro polvilhado de farinha.
Vão ao forno durante 10minutos (ou até estarem lourinhas) – não devem cozer demais.
Retirar do tabuleiro, ainda quente
Côco, mel, aveia e frutos secos...que delicia! Que bons que devem ser :)
ResponderEliminarDevem ser óptimos, adoro a combinação de ingredientes. Beijinhos
ResponderEliminarNão conhecia a Organização. Esses biscoitos ficaram fantásticos, estou a aprender a gostar de passas :)
ResponderEliminarSim, Ginja e Picarota, são mesmo muito bons
ResponderEliminarAmeixa vai conhecer de perto, é muito bom inclusive para descontrair. Faz as bolachinhas e ficarás f~a de passas
Beijinhos
Mané, muito interessante essa receita, principalmente pelo projeto social. A casa deve ficar perfumando quando eles estão no forno. Abraços, Adriana.
ResponderEliminarHei Manela,
ResponderEliminarNunca fui à Rocha em idade de ter consciência das coisas (fui em pequenino, mas não me lembro de nada), mas nas férias do ano passado, li o livro do Peter Harris sobre a Rocha e fiquei a modos que maravilhado. Com ou sem bolos.