Biscoitos d'A Rocha

Na receita original estes biscoitos chamam-se “Biscoitos da Helen”. Mas, para mim, se os designasse assim, a minha referência ia até Gales e ficavam, sorridentemente, ligados a uma amiga minha. Por isto estes biscoitos ficam aqui designados porbiscoitos d’A Rocha”.
No entanto, não quero retirar a autoria à voluntária Helen Baker que levou esta  receita de Inglaterra até à Cruzinha, “trazendo  um colorido diferente à vida do Centro”, “acrescentando novos desafios” de “experiências transculturais”,  num dia em que, n’ ARocha, teve de cuidar dos miúdos entre os 6 e os 9 anos,  .
  aqui falei de reacções químicas na cozinha e ao ler, na página 70 do livro de culinária “Sabores com História e histórias com sabor”, editado pel’ A Rocha, reparo que esta receita também fez a alegria da pequenada pela espectacularidade que causou, quando começou a crescer rapidamente na panela.
Mas, estou aqui a falar d’ARocha, dos biscoitos  e “das” Helen, de uma maneira ou de outra ambas têm afinidades com A Rocha,  e não sei se algum de vós conhece esta ONG que nasceu em Portugal  mas que, neste momento, está espalhada pelos quatro cantos do mundo...
É que, também temos de estar orgulhosos porque, “embora” A Rocha tenha nascido aqui   teve, no corrente ano, um projecto seleccionado, entre mais de 50 mil, e foi reconhecida, pela União Europeia, como uma  das 10 melhores organizações no âmbito do voluntariado ambiental.
Enquanto saboreamos estes biscoitos sugeria que cada um de nós pensasse como pode conhecer de perto  A Rocha e, já que as férias se aproximam e, quem sabe, não podemos agarrar na máquina fotográfica e ir até lá fotografar pássaros, fazer voluntariado ou simplesmente conhecer a área  onde desenvolvem o seu trabalho?!  
Só mais uma informação, apetitosa….  diz, quem já saboreou, que a Paula Banza tem um mão muito especial para a cozinha e a sua fama já voou, de boca em boca, para os quatro cantos do mundo .
Para já começar vejam  algumas fotos do local, aqui

 



Ingredientes
  • 1 Chávena de farinha sem fermento
  • 1 Chávena de coco ralado
  • 1 Chávena de flocos de aveia
  • ½ Chávena de açúcar amarelo
  • 1 chávena de frutos secos aos bocadinhos (nozes, amêndoas, passas, figos, cerejas cristalizadas, amêndoas, caju, etc)
  • 1 pitada de sal
  • 75g de manteiga ou margarina
  • 3 colheres de sopa de mel
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 ovo (na receita original não tem)

Preparação

Coloque os ingredientes secos e as frutas numa tigela, misture.

Numa panela leve a manteiga com o mel ao lume, até ferver.
Quando começar a levantar fervera, junte o bicarbonato de sódio e quando a  mistura começar a “subir” retire do lume. Deite na tigela e mexa até incorporar todos os ingredientes. Faça bolinhas achatadas e coloque-as num tabuleiro polvilhado de farinha.
Vão ao forno durante 10minutos (ou até estarem lourinhas) – não devem cozer demais.
Retirar do tabuleiro, ainda quente

6 comentários:

  1. Côco, mel, aveia e frutos secos...que delicia! Que bons que devem ser :)

    ResponderEliminar
  2. Devem ser óptimos, adoro a combinação de ingredientes. Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Não conhecia a Organização. Esses biscoitos ficaram fantásticos, estou a aprender a gostar de passas :)

    ResponderEliminar
  4. Sim, Ginja e Picarota, são mesmo muito bons

    Ameixa vai conhecer de perto, é muito bom inclusive para descontrair. Faz as bolachinhas e ficarás f~a de passas
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Mané, muito interessante essa receita, principalmente pelo projeto social. A casa deve ficar perfumando quando eles estão no forno. Abraços, Adriana.

    ResponderEliminar
  6. Hei Manela,

    Nunca fui à Rocha em idade de ter consciência das coisas (fui em pequenino, mas não me lembro de nada), mas nas férias do ano passado, li o livro do Peter Harris sobre a Rocha e fiquei a modos que maravilhado. Com ou sem bolos.

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo comentário:)
Se só pode optar pelo perfil "anónimo" por favor assine.
Obrigada
:):)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...