A Helen é daqueles amigos que sabemos que está sempre presente, independentemente dos muitos Kms/milhas de distância que nos separarem. Paralelamente a este precioso facto, a minha amiga tem por hábito mimar-me. No meu aniversário a Helen resolveu oferecer-me, entre outros presentes, um livro de cozinha.
O lanchinho surpresa da minha mãe, a quem a Helen se refere como "a minha mãe portuguesa", aconteceu dez dias depois do meu aniversário. Este acontecimento pareceu-me o ideal para iniciar "A Taste of England" e dali escolher um "summer pudding". E, assim, encurtar distâncias (bem sei que a Helen não é inglesa, mas esta escolha manteve-se acertada - até porque prevaleceu o summer, no coração, apesar de estarmos o winter time!)
O pudim não ficou exactamente igual ao que vêm na segunda fotografia do rodapé da capa do livro, porque eu não tinha nenhuma tigela que fosse cumulativamente funda e estreita. No entanto, este pudding foi do agrado de todos nós, posso até dizer que fez fãs.
Summer pudding
ingredientes
- +/- 8 fatias de pão de forma sem codega
- 7 chávenas de frutos silvestres (utilizei uma embalagem de congelados)
- 50g de açúcar amarelo
- 1 iogurt, natas para acompanhar (servi com iogurte grego)
Preparação
- Escolher um recipiente em forma de tigela (convém ser mais fundo e estreito do que aquele que utilizei) e forrá-lo com película aderente,
- Colocar, por cima da película, as fatias de pão de forma a forrar a tigela
- colocar os frutos com o açúcar numa caçarola (não adicionar água). Deixar cozinhar em lume brando, durante 4 a 5 minutos, até o sumo começar a libertar-se e ficar com alguma textura. Deixar arrefecer.
- Com a ajuda de uma colher,colocar os frutos dentro da tigela, forrada de pão, (deixar seguir também o molho de modo a que este possa ser absorvido pelo pão).
- reservar um pouco de frutos, para enfeitar depois de desenformar.
- cobrir/tapar o topo do recipiente com o restante pão
- Escolher um prato para colocar em cima, de diâmetro inferior ao da tigela, e colocar um peso em cima e levar ao frigorífico (uma noite inteira - mais ou menos 8 horas)
- Para servir, voltar a tigela para cima de um prato e desenformar
- Colocar os frutos que reservámos, por cima, e servir com natas ou iogurte (grego)