Um bolo de chocolate para comemorar

O pedido da Mariana foi um incentivo para publicar a receita que fiz no início do ano, quando ainda não me passava pela cabeça  vir a criar qualquer blog. No entanto, já tinha por hábito fotografar, nomeadamente, um ou outro prato que fazia.

A Mariana dizia que queria uma toque de simplicidade porque, tal como eu, sublinhe-se, ela não tem o dom para grandes decorações.
O bolo do meu último aniversário, que normalmente comemoro em, pelo menos, dois lugares diferentes, tinha duas versões de apresentação, por isso, pareceu-me ideal para ser partilhado convosco.

Por norma, associamos o bolo de aniversário às crianças. Nós, “os mais crescidos”, nem sempre ligamos ao nosso aniversário ou, até por vezes, fazemos os possíveis por passar despercebidos.
Francamente, nunca tive grande problema com a questão da idade e, embora num ou noutro ano, por circunstâncias da vida, não me apetecesse festas, acho que o aniversário é uma excelente oportunidade para reunir os familiares e amigos e, não posso dizer que não seja aconchegante, ficar a receber mensagens e telefonemas só para dizer PARABÉNS!...

A receita que vou partilhar convosco descobri aqui.
Para a cobertura e recheio inventei um pouco, não fiz o da receita original, dado que, como já referi, não sou muito dotada para fazer decorações.
A decoração que inventei, no entanto, foi do total agrado... não por meu mérito mas porque tenho amigos e familiares muito simpáticos, é o que éJ!!…  Mas, a simpatia pode ser um incentivo vigoroso para repetirmos a experiência, para que outros também festejem o dia do feliz acontecimento que é a sua chegada ao mundo. Sim, este bolo foi um sucesso tal, em ambas as versões", que resolvi surpreender um aniversariante. Tenho de abrir um parêntesis aqui para referir que eu vibro bastante a preparar surpresas e acho uma delícia ficar a imaginar o que fazer para surpreender os outros.
Das várias surpresas que já preparei, nunca cheguei à dimensão do que aconteceu com este condutor de autocarro, a quem os colegas e passageiros, que diariamente transporta, quiseram surpreender, dado que a amabilidade sorridente que sempre tem para com os outros é contagiante. Mas, quiçá, lá chegarei, até porque tenho o privilégio de conhecer pessoas que marcam pela diferença positiva

Vamos lá à sugestão do bolo para a Mariana e, assim, alargar o seu leque de escolha.
Ingredientes:
·         250g de manteiga Planta
·         250g de açúcar
·         250g de farinha
·         200g de chocolate de culinária
·         5 ovos
·         1 pacote de 200 ml de natas
·         1 colher de sopa de chocolate em pó
·         1 colher de chá de fermento
·         manteiga para untar
·         farinha para polvilhar
Num recipiente grande, bata a manteiga com o açúcar e, depois de tudo bem misturado, vá acrescentando as gemas uma a uma, batendo bem entre cada adição, guardando as claras.

Em banho maria, derreta a tablete de chocolate com as natas.
Junte o preparado aos ovos e ao açúcar, mexa bem.
Peneire a farinha, juntamente com o chocolate em pó e o fermento e junte à massa.

Unte a forma com manteiga e polvilhe com farinha, coloque a massa lá dentro e leve ao forno,
pré-aquecido nos 170º C, durante uma hora.
Depois de cozido, desligue o forno e abra-o um bocadinho para que o calor saia e o bolo não fique muito seco!
Deixe arrefecer uns minutos e desenforme.
Como já vos referi, fiz duas versões (com e sem cobertura, conforme fotos acima)
Preparação recheio e cobertura:
Ingredientes
·         200 ml de chantilly do dia;
·         2 colheres de sopa rasas de açúcar
·         Granulado de chocolate;
·         maltesers
Tinha pensado fazer, tanto a cobertura como o recheio, com morangos e chantilly mas… os morangos em Janeiro, data do meu aniversário, não são uma boa solução…. Assim, comprei os morangos (foi a primeira vez e a última que comprei fruta fora de época, decidi) e estes ficaram no interior, em cima de uma camada de chantilly….
Dividir o bolo em duas partes e picar uma delas, com uma faca, para aplicar os morangos e o chantilly, depois, colocar a outra metade do bolo por cima.
A cobertura foi com o restante chantilly, o granulado de chocolate e os maltesers.
Para transportar é muito mais fácil sem chantilly, por isso, optei pela segunda solução que  enfeitei também com maltesers.

o mesmo bolo mas em tamnho XXXL está aqui

7 comentários:

  1. Olá querida Mané, que contente fiquei com a tua participação, agradeço o carinho e a receita também e obrigado,


    beijinhos e...bolinho anotado!!

    ResponderEliminar
  2. Um bolo de chocolate é para mim uma óptima maneira de comemorar! Ficou lindo. A Mariana vai ter dificuldade a escolher :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  3. De nada, Mariana. è um prazer :)

    obrigada, Ginja. Sim, a Mariana não vai saber qual escolher (melhor, o que vai acontecer é que ela vai ter bolos até aos 200 anos!)
    ;)
    Mané

    ResponderEliminar
  4. Olá, Mané. Gostei muito do teu bolo e também do vídeo :) Também não tenho muito jeito para decorações artísticas. Mas achei o teu bolo muito bonito. Um beijinho

    P.S.: Obrigada pelas dicas em relação ao blogue. Já adicionei a opção, tanto no Acre e Doce, como no Receitas ao Desafio.

    ResponderEliminar
  5. Obrigada luisa:)
    Obrigada Ilídia.
    Um beijinho para cada uma
    :)

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo comentário:)
Se só pode optar pelo perfil "anónimo" por favor assine.
Obrigada
:):)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...