Piri-piri em azeite

Não gosto de comida picante, faz-me mal.
Hoje passei pelo supermercado e fui impelida a comprar piri piri!!  Recordei-me do meu pai e da forma como ele conservava o piri piri. Quando abro o armário da cozinha ainda encontro um frasquinho de rolha branca com a conserva feita por ele....
Sim.. o meu já partiu... em Dezembro de 2009. Mas, as conservas feitas por ele ainda permanecem no armário da cozinha...  a minha mãe utilizava umas gotinhas para colocar no frango corado no forno e sempre que abusava um pouco era uma risada constante durante toda a refeição, com os "ahhhhhhhhhhh" que se ouviam... chorávamos a rir cheios de malandrice!
O meu pai não está aqui... ... mas estará sempre presente, fazendo-me até comprar piripiri mesmo sabendo que não o irei colocar na comida....

A conserva era feita assim:

piri piri  era colhido directamente da planta que estava num vaso, no quintal. Depois de lavados e de ser retirado o caule, colocava-se num frasco de vidro, bem lavado e seco. Juntava-se azeite e tapava-se muito bem...passados meses estava pronto a ser utilizado (com moderação). Os piri piri utilizados eram todos vermelhos.



P.S.:
Resolvi ir ao armário... e afinal não é um, mas sim três os frascos que ainda lá estão...




6 comentários:

  1. MEU PAI TAMBÉM JÁ PARTIU E ADORA FAZER CONSERVA DE PIRI-PIRI, ATÉ NA SOPA DEITAVA.
    GOSTO DE PICANTE MAS USO TABASCO QUE É O MEU PREFERIDO.
    BOA SEMANA
    BJS

    ResponderEliminar
  2. Não sou apreciadora de picante, ma curiosamente por casa dos meus Pais nunca falta!

    Obrigado pelo alerta em relação aos ruídos no meu blog, espero que já esteja resolvido.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Que saudade terrível nos deixam :(
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá Mané,

    O meu pai partiu antes, em 2006 ! :-(
    Não tenho ese tipo de recordações dele, tenho outras, trabalhinhos que ele gostava de fazer e que guardo até hoje intactos.
    É assim ! Eternizamos a memória dos nossos queridos através de várias coisas que fizeram ou nos deixaram.
    É normal, é humano.

    Mané, não a conheço, muito menos conheci o seu pai, mas ao olhar os 3 frascos visualizei na perfeição uma figura masculina a prepará-los.

    Grande beijinho para Si !

    ResponderEliminar
  5. Eu também não posso abusar do picante :)
    O meu pai, que engraçado, também faz estas conservas e ele usa e abusa do piri piri, ficando vermelho que nem um tomate e até sua, mas adora :)
    É bom reviver memórias e pessoas queridas com um simples ingrediente.
    Beijinho grande amiga.

    ResponderEliminar
  6. Eu por acaso gosto de picante:))
    E curiosamente o meu pai também adora fazer frascos enormes com piri-piris e azeite, ou com pimentas!! O meu marido gostou tanto de o ver fazê-los que deu em fazer o mesmo e agora tenho um monte de frascos desses pela banca da cozinha!! lol:)
    O teu pai ainda vive, portanto, no calor do teu coração e em todos esses pormenores que o vão trazendo de novo para junto de ti:))
    Beijinho grande:)

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo comentário:)
Se só pode optar pelo perfil "anónimo" por favor assine.
Obrigada
:):)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...