Biscoitos de Alfarroba e amêndoa, para celebrar o 3

Neste mundo de corre-corre fazemos tudo em três  tempos e, a maior parte das vezes, tratamos as oportunidades que nos são oferecidas às três pancadas… acho que temos aqui a oportunidade para pararmos bebermos um chá e reflectirmos, enquanto comemos estes biscoitos…

Depois de ver o post da Laranjinha, parei no convite da Margarida… e fiz o que faço sempre: olhei à volta para ver quem poderia participar em tão merecida festa… desafiei a Adriana... eu estava demasiado absorvida com outras coisas, não pensava participar, o que não significa que não goste de ver os outros a divertirem-se. Só que o Figo Lampo  faz parte dos três “blogTOP” que seguia, muito antes de, timidamente, criar este espacinho e de me aventurar na descoberta.

Truz, truz, truz… chamava-me este desafio…. abri, outra vez, o convite… fiquei a relê-lo… e, em off, brinquei com a Margarida referindo-lhe que ela estava a antever a festa em 30 anos… o  ditado popular que conheço  diz  “33 foi a conta que Deus fez” – mencionando o tempo que o Seu filho esteve previsivelmente na Terra.  Esta discrepância não nos afasta do número três… faz-nos até antever uma profundidade nos nossos relacionamentos!

Os meus pensamentos continuavam a saltitar... reparei que o que fazia a Margarida celebrar o três eram tudo Dádivas. E, na verdade eu poderia ir buscar o ditado por ela mencionado e falar sobre o Dador e a sua  Triunidade. No entanto, lembrei-me das três coisas que hão-de perdurar: a , a esperança  e o Amor… e realçar aquela que é a principal. O Amor

Bem sei que estamos sempre num corre-corre sem fim, repito. Mas, a forma como a Margarida lançou este convite leva-me a retribuir com a sugestão que paremos todos para tomar um chá com as  pessoas  que há muito temos na lista…  não fiquemos com aquela sensação tão densamente transmitida no diálogo de Chico Buarque e Maria Bethânia
Aqui fica o meu terceiro post sob o Tag “bolinhos e bolachas”, sim é mesmo verdade! J
  1. "Bolachas de manteiga e amêndoa"
  2. Biscoitos d’A Rocha    
E este é o terceiro JJ
Coincidência?! Não, eu não acredito em coincidências J
Ingredientes:
  • 200g de farinha de trigo
  • 50 g de farinha de alfarroba
  • 50 g de amêndoa moída
  • 100g de açúcar
  • 100g de manteiga
  • 1 ovo pequeno + 1 clara
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 100 g de amêndoa lascada para pôr por cima dos biscoitos
Preparação
Colocar todos os ingredientes numa taça e misturar bem, com a ajuda de uma batedeira, ou uma colher de pau, até a massa ficar moldável.
Tender pequenas bolinhas, achatá-las ligeiramente e passar a parte de cima das mesmas por amêndoa lascada. Dispor num tabuleiro forrado de papel vegetal. Levar ao forno a cozer durante 10 minutos a 180º.
Nota1: Estes biscoitos, inspirados na Tertúlia dos Sabores,  que faz parte dos meus  tais “blogTOP", têm sido um excelente pretexto para parar o carro, estacionar e saborear um café ou chá com vários amigos.

Nota 2: Não é que também já os vi na Intrusa?!

14 comentários:

  1. GOSTO MUITO DO SABOR DA FARINHA DE ALFARROBA.
    E ADOREI OS SEUS BISCOITOS, QUE ALÉM DE LINDOS TENHO A CERTEZA QUE SÃO UMA DELICIA.
    BOA SEMANA
    BJS

    ResponderEliminar
  2. Ficaram muito bonitos os teus biscoitos, parabéns!

    ResponderEliminar
  3. Hum... parece muito típico esse biscoito com essa farinha de Alforroba... É ela que dá a cor marron ao biscoito? Adorei sua receita e seu post. Parabéns ! Abraços, Adriana.

    ResponderEliminar
  4. Parecem deliciosos, e a Margarida vai gostar de certeza, têm sabor a Algarve
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  5. Manuela, adorei os seus pensamentos! São reflexões destas que nos devem fazer pensar no quão gratos nos devemos sentir por viver e partilhar esta vida com tão boa gente. Obrigada por ter participado e por estar sempre aí. : )
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  6. Quero mesmo experimentar farinha de alfarroba, mas não encontro à venda... Estes ficaram mesmo bons :)

    ResponderEliminar
  7. Está muito fixe o teu post! E os biscoitos maravilha, com sabor algarvio. Adoro amêndoa e alfarroba. Deliciosos. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  8. Ando com vontade de experimentar farinha de alfarroba, o cheiro faz me lembrar os piqueniques com os meus avós depois da praia. Gostei muito da receita tb, e a fotografia está linda!

    boa semana!

    ResponderEliminar
  9. OLá São, sim são muito bons :)

    Obrigada, Luisa

    è isso aí Adriana, a farinha de alfarroba dá-lhe a cor de chocolate :)

    Sim, sim Gisela...a alfarroba :)

    Muito Obrigada , Margarida, fiquei tocada o comentário. Temos mesmo de estacionar os carros para conversar com aqueles que são nossos amigos

    Experimenta, BValério :) Há no supermercado, na zona dos produtos naturais

    Obrigada Ginja :)

    Ai Ana, piqueniques, férias Portugal ih ih ih ;)

    ResponderEliminar
  10. Olá,Mané. Adorei o teu texto e os teus biscoitinhos, com sabores bem algarvios. Uma bela homenagem ao Figo Lampo. Um beijo

    ResponderEliminar
  11. Olá Mané,
    obrigada pela tua visita ao meu blog, terás sempre a porta aberta para voltar :)
    Os teus biscoitos ficaram com um aspecto bem mimoso e aposto que a Margarida vai adorar. Um beijinho

    ResponderEliminar
  12. Olá Mané!!!

    Não são deliciosas estas bolachas?! eu simplesmente adorei.
    Foi a minha primeira receita com alfarroba e deliciei-me!
    Beijos enormes! e obrigado pela nota ;)

    ResponderEliminar
  13. Nunca usei alfarroba, mas adoro o sabor porque parece chocolate! Esta receita é muito tentadora! A experimentar!

    Bjs

    ResponderEliminar
  14. Isabel, experimenta e vais ver que são muito bons :)

    Obrigada Barida pelo teu comentário :)

    Olá Ilidia, obrigada pela visita, saboreia as férias:)

    Sim, Intrusa, são deliciosos e...não tens de agradecer a nota :)

    Beijinhos para todas

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo comentário:)
Se só pode optar pelo perfil "anónimo" por favor assine.
Obrigada
:):)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...